História do BrasilPioneirismo Português Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
merci
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Seg 27 Jan, 2020 06:27
Última visita: 29-01-20
Jan 2020 27 06:44

Pioneirismo Português

Mensagem não lida por merci »

Gostaria de saber se a burguesia mercantil contribuiu para o pioneirismo Português.
Ela era forte e autônoma?




Avatar do usuário
erihh3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 559
Registrado em: Dom 16 Set, 2018 12:59
Última visita: 15-10-23
Jan 2020 27 11:06

Re: Pioneirismo Português

Mensagem não lida por erihh3 »

Vou contar um pouco de história porque eu acho interessante, mas caso não queira saber pode ler apenas o parágrafo final que eu fiz um resumo.




Forte sim, mas não tão autônoma uma vez que algumas empreitadas eram "incentivadas" pelo clero/monarquia.

O comércio de especiarias já fazia parte do cardápio europeu desde a época do império romano. No século XV, as duas principais rotas desas especiarias era Constantinopla(império Bizantino) e Veneza por meio de um pacto de comércio que tinha em Alexandria(antigo território egípcio). Não havia outra rota por conta do território que hoje é a atual Rússia, era apenas um grande conglomerado de países que estavam mais para hordas(remanescentes do império mongol). Ou seja, com eles não havia diplomacia; apenas guerra.
Em meados do século XV houve a ascensão do império Otomano subjugando o império Bizantino. Quando o império bizantino foi derrotado, o império otomano já tinha um território que cobria o território turco atual, parte da região da Persia e já tinha territórios na Europa até a atual Romania (ou seja, cobrindo toda a região dos Balkans na Europa).

Enfim, a única rota de especiárias para os europeus era Veneza. Os preços, então, subiram muito. Houve então investimentos do estado e da burguesia(principalmente burguesia) para financiar uma expedição até a Ásia e Portugal foi escolhido como a primeira pelos burgueses europeus ao invés da Holanda(duas principais das principais potências marítimas da época) por conta da sua localização geográfica. Cabe lembrar também que as expedições holandesas eram mais caras por conta deles já fazerem bastante comércio marítimo importando marfim, ouro e escravos da África. Na verdade, foram os holandeses que criaram o atual conceito de bolsa de valores com isso (burgueses investiam nas expedições antes que elas acontecessem como forma de comprar parte dos lucros obtidos das expedições).

No fim das contas, deu mais certo do que todos esperavam porque a embarcação encontrou as Américas e mais tarde ainda descobriu a ilha de Madagascar na mesma expedição. Se não fosse o investimento burguês em busca do lucro com especiárias, Portugal não teria sido pioneiro do colonialismo global.

Portanto, pode-se dizer que Portugal só foi o pioneiro no século XV por conta da burguesia mercantil. Isso aconteceu justamente por conta dos burgueses que tinham comércio estabelecido em Veneza terem aumentado muito o preço das especiárias asiáticas por terem obtido o monopólio da única rota de comércio com a região.



Ciclo Básico - IME

Avatar do usuário
Autor do Tópico
merci
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Seg 27 Jan, 2020 06:27
Última visita: 29-01-20
Jan 2020 29 18:43

Re: Pioneirismo Português

Mensagem não lida por merci »

Obrigada por responder e pela paciência.
Sanou minha dúvida, parceiro. Grata!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”