História do Brasil1ª República

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 27 05:18

1ª República

Mensagem não lida por zwe »

A Revolução de 1930 põe fim à hegemonia da burguesia do café (...). O episódio revolucionário expressa a necessidade de reajustar a estrutura do país, cujo funcionamento, voltado essencialmente para um único gênero de exportação, se torna cada vez mais precário. A oposição ao predomínio da burguesia cafeeira não provém, entretanto, de um setor industrial (...). Pelo contrário, dadas as características da formação social do país, há uma complementaridade básica entre interesses agrários e industriais.
(Boris Fausto. A Revolução de 1930. São Paulo: Brasiliense, 1972. p. 112-114)
O texto analisa elementos socioeconômicos importantes da sociedade brasileira na Primeira República (1889-1930). As ideias do texto confirmam que:
a) o sistema agrário brasileiro sofreu transformações substanciais na década de 1930, com o surgimento da indústria pesada e de bens de consumo duráveis.
b) a indústria brasileira se expandiu nas primeiras décadas do século XX devido, em grande parte, à aplicação de capital cafeeiro na produção de artigos manufaturados.
c) a crise por qual passou a economia brasileira nas duas primeiras décadas do século XX estava diretamente relacionada ao fato de os governos terem mantido o café como único produto de exportação.
d) a burguesia cafeeira brasileira tornou-se revolucionária na medida em que foi agente do processo de diversificação da produção econômica do país, ocorrido na primeira década do século XX.
e) as contradições entre os interesses dos setores agrários e dos setores industriais representaram obstáculos para o desenvolvimento industrial do Brasil na década de 1930.



Gostaria de compreender o por que não pode ser letra c ...
Resposta

B




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jan 2020 01 14:46

Re: 1ª República

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, é preciso compreender que apesar de haver uma hegemonia na exportação do café, nunca foi o único produto de exportação. Ainda naquela época havia a produção de cana, que não mais concentrava-se no Nordeste, mas já estava migrando-se para a região Sudeste, por exemplo. Mesmo que escasso, ainda havia a mineração de pedras preciosas, além de outros produtos primários, como as drogas do sertão (tabaco, por exemplo). No texto inicial, temos descrito "essencialmente um único gênero de exportação" expresso, porém, a palavra "essencialmente" não é igual a "exclusivamente".

Não havia contradições entre os setores agrários e dos setores industriais, pois, como sabiamente expresso na letra B, a indústria teve grande aporte do capital cafeeiro que notou que o predomínio estava em queda e começou a diversificar seus investimentos. A princípio, a indústria que foi incentivada não foi a indústria pesada e de bens de consumo duráveis (ela só seria incentivada em massa com Getúlio e JK) e sim a manufatureira, desse modo, confirmamos que a letra B é a correta e a letra C está equivocada em atribuir a crise exclusivamente ao café e também por dizê-lo ser o único produto de exportação.

Última edição: Sypru (Qua 01 Jan, 2020 14:47). Total de 1 vez.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder

Voltar para “História do Brasil”