História GeralPrimeira Grande Guerra, e o conceito de comunidades imaginadas de Anderson

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Endrio
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Dom 08 Out, 2017 22:57
Última visita: 03-09-21
Set 2021 03 18:21

Primeira Grande Guerra, e o conceito de comunidades imaginadas de Anderson

Mensagem não lida por Endrio »

“Ela é imaginada como uma comunidade porque, independentemente da desigualdade e da exploração efetiva que possam existir dentro dela, a nação sempre é concebida como uma profunda camaradagem horizontal. No fundo, foi essa fraternidade que tornou possível, nestes dois últimos séculos, que tantos milhões de pessoas tenham-se disposto não tanto a matar, mas sobretudo a morrer por essas criações imaginárias limitadas. (ANDERSON, Benedict. Nações Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 34)

Anderson (2008) refere-se à nação, sob um olhar antropológico, como uma comunidade política imaginada e traduzida, assim, por uma fraternidade capaz de possibilitar as guerras mundiais. A Primeira Grande Guerra (1914-1918) foi o primeiro conflito, de dimensão mundial, que rompeu com o intervalo de “paz” após as guerras napoleônicas. Sobre a Primeira Grande Guerra, considerando o conceito de comunidades imaginadas de Anderson, é CORRETO afirmar:

A) A derrota da Alemanha e seus aliados na Primeira Grande Guerra definiu as nações entre vencedores e perdedores. As nações perdedoras carregaram a pecha da vergonha e tiveram que recomeçar. As nações vencedoras provaram sua superioridade, resolveram as antigas rivalidades e reforçaram seus governos vitoriosos.
B) A guerra exigiu dos seus indivíduos a crença de que a vitória dependia de sua coragem e resistência em defender a nação de um inimigo: o estrangeiro. O estrangeiro era, assim, acima de tudo, tomado como o assassino do irmão, independente da distância consanguínea ou de classe social desse irmão.
C) A guerra se relaciona com o contexto do imperialismo, que colocou frente a frente nações em disputas territoriais e por recursos. Cada indivíduo nacional carregava a consciência de ser parte necessária da luta pela competitividade que garantiria a sobrevivência econômica, e consequente política da nação.
D) O conflito mobilizou os ódios e os brios nacionais sob um aspecto etnocêntrico. Cada nação se considerava com superioridade inquestionável frente às outras, o que fez com que soldados, de um lado e de outro, se enfrentassem para provar que eram mais fortes e preparados para sobreviver, colocando as questões territoriais em segundo plano.
E) O grande articulador da coesão nacional entre os indivíduos foi o temor da morte. Não havia sentimento nacional consolidado antes da Guerra eclodir. A possibilidade iminente da morte criou laços fraternos entre os soldados, que precisavam defender-se dos inimigos juntos, para perpetuarem-se, enfim, como nação.
Resposta

A letra correta é a B), mas marquei a letra C. Alguém pode explicar essa questão?




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Olá campeões Anderson!
    por Ervilha » » em Olá Mundo
    4 Respostas
    1609 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem UFPR - Guerra Fria
    por GustavoO » » em História Geral
    0 Respostas
    801 Exibições
    Última msg por GustavoO
  • Nova mensagem UFPR - 1° Guerra
    por GustavoO » » em História Geral
    1 Respostas
    990 Exibições
    Última msg por jedibli
  • Nova mensagem (FB) Logaritmos - Conceito e propriedades
    por Deleted User 23699 » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    679 Exibições
    Última msg por joaopcarv
  • Nova mensagem (FB) Logaritmos - Conceito e propriedades
    por Deleted User 23699 » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    662 Exibições
    Última msg por Ittalo25

Voltar para “História Geral”