Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

História Geral(UESPI 2003) Imperialismo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Vivianne
Pleno
Mensagens: 96
Registrado em: 10 Nov 2020, 14:05
Última visita: 10-11-21
Localização: PB
Jul 2021 31 14:52

(UESPI 2003) Imperialismo

Mensagem não lida por Vivianne »

No contexto europeu ocidental e suas relações com o mundo, chama-se imperialismo

a) O expansionismo imperial napoleônico centrado na França pós-revolução;
b) À fase da expansão do império europeu pós-segunda guerra mundial;
c) À dilatação imperial que se deu da Europa para o além-mar, traduzida na dominação de mais três séculos sobre o Novo Mundo;
d) À fase do desenvolvimento histórico centrado na Europa correspondente à formação do capitalismo monopolista, sendo o Reino Unido o principal protagonista dentre esses impérios;
e) À capacidade de certos países imporem seu domínio econômico e político a outros, sendo o Brasil um exemplo perfeito disto, o que justifica ter sido ele o único Império existente no trópico sul americano.
Resposta

d) À fase do desenvolvimento histórico centrado na Europa correspondente à formação do capitalismo monopolista, sendo o Reino Unido o principal protagonista dentre esses impérios;
Por que não seria c)?

Avatar do usuário

careca
3 - Destaque
Mensagens: 643
Registrado em: 28 Fev 2020, 12:34
Última visita: 05-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez
Jul 2021 31 19:09

Re: (UESPI 2003) Imperialismo

Mensagem não lida por careca »

O Imperialismo não foi exatamente uma época, mas à política externa europeia por volta do século 19 (1800 --> 1900). Os países imperialistas: Reino Unido, França, Império Otomano, ... dividiram a África e partes da Ásia. Dominaram partes da Chine e seguiram um regime capitalista, baseado no monopólio, buscando mais países ( mais países dominados --> mais mercado consumidor, mais mão de obra, ...) Vale ressaltar também o Darwinismo social, com diversos preceitos racistas se instalando nessa época, principalmente nos países Africanos.

Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra
Avatar do usuário

careca
3 - Destaque
Mensagens: 643
Registrado em: 28 Fev 2020, 12:34
Última visita: 05-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez
Jul 2021 31 19:11

Re: (UESPI 2003) Imperialismo

Mensagem não lida por careca »

Eu acredito que o período que a letra (C) quer dizer é "As grandes Navegações"

Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “História Geral”