História Geral(UEL 2018) Idade Média

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Fev 2021 28 19:06

(UEL 2018) Idade Média

Mensagem não lida por eivitordias »

UEL é a melhor estadual do Sul do Brasil. A Universidade Estadual de Londrina é a primeira Instituição Estadual de Ensino Superior do Sul do Brasil no QS University Rankings: Latin America 2016, e que destacou as 300 melhores universidades na região da América Latina. A UEL conquistou ainda três pontos no cômputo geral, aparecendo na 84ª colocação, 19ª do Brasil, 2ª do Paraná e 5ª do Sul do país. (Adaptado de: . Acesso em: 11 jul. 2017.)

A UEL foi criada em 1970 e atualmente conta com mais de 12500 alunos na graduação em seus 54 cursos. Na pós-graduação, tem mais de 5000 alunos em 177 cursos de especialização e 67 cursos de mestrado e doutorado.

Com base no contexto histórico, no que diz respeito à importância das universidades, da ciência e da tecnologia para a criação de elevadas escalas de desenvolvimento das sociedades em seus múltiplos aspectos, assinale a alternativa correta.

a) As universidades na Europa Ocidental do século XII conquistaram o direito de autonomia perante os poderes eclesiásticos, comunais e monárquicos para o livre exercício de suas funções de pesquisa e formação profissional.
b) Os chamados Tigres Asiáticos. Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura tiveram um excepcional crescimento econômico e científico na década de 1970 devido ao elevado investimento privado na educação.
c) O período Macartista nos EUA propiciou ao campo da ciência e tecnologia uma liberdade plena para as atividades dos educadores e cientistas independentemente de suas ideologias.
d) A ideologia da globalização neoliberal, por valorizar os empreendimentos privados, dispensa a realização de pesquisas com fomento público no Brasil, sobretudo por ser o agronegócio a vocação natural do país.
e) Os fundamentos da ciência econômica do inglês David Ricardo foram importados pelo Cardeal Richelieu, que os aplicou na França, levando-a à bancarrota, o que propiciou o Terror.
Resposta

A
DÚVIDA: Pelos meus conhecimentos, a Europa Ocidental do século XII encontrava-se na período da idade média (séc. V - XV d.C), onde predominava o pensamento da igreja sobre as universidades que ali surgiam. Ou seja, não havia autonomia em relação aos conteúdos estudados/pensamentos, tudo era direcionado aos ideais cristãos da época.
Alguém possui alguma fonte confiável (livros, sites) que comprove a veracidade da alternativa "A"?



"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem A idade e o número de 2 algarismos - Truques e Enigmas
    por Carlosft57 » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    183 Exibições
    Última msg por Carlosft57
  • Nova mensagem Velocidade escalar média vs velocidade média
    por Dadark » » em Física I
    2 Respostas
    1006 Exibições
    Última msg por FelipeMartin
  • Nova mensagem (UEL) área - setor circular
    por Mariana0423 » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    2522 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem (UEL) Cone
    por Hinani » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    4007 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem TERMOQUÍMICA (UEL-PR)
    por LadyGodiva » » em Físico-Química
    0 Respostas
    526 Exibições
    Última msg por LadyGodiva

Voltar para “História Geral”