Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

História GeralCoexistência Pacífica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
olhaavista
Elite
Mensagens: 165
Registrado em: 03 Ago 2020, 22:02
Última visita: 02-11-23
Nov 2020 30 10:03

Coexistência Pacífica

Mensagem não lida por olhaavista »

Screenshot_8.jpg
Screenshot_8.jpg (11.65 KiB) Exibido 1918 vezes
A foto acima representa o periodo de Coexistência Pacífica, quando as relaçoes entre EUA e URSS:
A) intensificaram, gerando a Guerra do Vietnã.
B) permaneceram as mesmas, trazendo a lógica da "ameaça fantasma".
C) congelaram, suspendendo toda relação diplomática entre as duas superpotências.
D) abrandaram, ou seja, tornaram-se menos tensas, o que não significou que as
mobilizações militares cessaram.
E) acaloraram, chegando às vias do conflito com as bombas nucleares sobre
Hiroshima e Nagasaki.
Sem gab
PS: Fiquei entre a C e D

Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Nov 2020 30 10:30

Re: Coexistência Pacífica

Mensagem não lida por Planck »

Olá, olhaavista.

A alternativa C é incorreta, uma vez que as relações diplomáticas não foram suspensas. Isso significaria total falta de comunicação e uma ameaça latente para o contexto do período. Observe esse trecho:
A "coexistência pacífica" se originou, principalmente, de mudanças internas na própria URSS, com a morte do autocrático Joseph Stalin, em 1953, e a ascensão de Nikita Kruschev. Além de promover um início de liberalização interna – a chamada "desestalinização" –, Kruschev procurou deslocar o conflito entre as superpotências do plano puramente militar para as áreas econômica e tecnológica. O lançamento do satélite soviético Sputnik, em 1958 – que maravilhou o mundo e demonstrou a superioridade inicial da URSS em matéria de tecnologia espacial – foi o ápice dessa nova política. Mas a ideia de uma "coexistência pacífica" se originou também do reconhecimento, por ambas as superpotências, de que o conflito aparentemente irreconciliável que as separava dificilmente poderia ser resolvido apenas pela via militar, tendo em vista o potencial letal, para toda a humanidade, do arsenal nuclear detido por ambas.

Referências:

SILVA, Alexandra de Mello e. A política externa no cenário da Guerra Fria. O Governo de Juscelino Kubitschek, FGV. CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/J ... GuerraFria>. Acesso em 30 de novembro de 2020.

Avatar do usuário

Autor do Tópico
olhaavista
Elite
Mensagens: 165
Registrado em: 03 Ago 2020, 22:02
Última visita: 02-11-23
Nov 2020 30 10:53

Re: Coexistência Pacífica

Mensagem não lida por olhaavista »

Planck escreveu: 30 Nov 2020, 10:30 poderia ser resolvido apenas pela via militar,
Só pra confirmar, a correta seria mesmo a letra D?
Ps: E eu quase marquei a letra C, pois estava convencida de que não houveram mobilizações militares kkkk
Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Nov 2020 30 11:00

Re: Coexistência Pacífica

Mensagem não lida por Planck »

olhaavista escreveu: 30 Nov 2020, 10:53 Só pra confirmar, a correta seria mesmo a letra D?
Ps: E eu quase marquei a letra C, pois estava convencida de que não houveram mobilizações militares kkkk
Sim, é a mais coerente com o período. Houveram mobilizações militares, promovidas pela OTAN e pelo Pacto de Varsóvia.
Os Estados Unidos criaram a aliança militar da OTAN em 1949, apreendendo um ataque soviético e denominaram sua política global contra a contenção da influência soviética. A União Soviética formou o Pacto de Varsóvia em 1955 em resposta à OTAN. As principais crises dessa fase incluíram o bloqueio de Berlim de 1948 a 1949, a Guerra Civil Chinesa de 1927 a 1950, a Guerra da Coreia de 1950 a 1953, a Crise de Suez de 1956, a crise de Berlim em 1961 e a crise de mísseis cubanos em 1962. A URSS e os EUA competiram por influência na América Latina, no Oriente Médio e nos Estados descolonizadores da África e da Ásia.
Editado pela última vez por Planck em 30 Nov 2020, 11:00, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
olhaavista
Elite
Mensagens: 165
Registrado em: 03 Ago 2020, 22:02
Última visita: 02-11-23
Nov 2020 30 11:05

Re: Coexistência Pacífica

Mensagem não lida por olhaavista »

Nossa, realmente. Eu acho que vou dar uma revisada nessa matéria( pq parece que eu esqueci alguns pontos)
obg pela ajuda
Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Nov 2020 30 11:07

Re: Coexistência Pacífica

Mensagem não lida por Planck »

olhaavista escreveu: 30 Nov 2020, 11:05 Nossa, realmente. Eu acho que vou dar uma revisada nessa matéria( pq parece que eu esqueci alguns pontos)
obg pela ajuda
De nada! :D

Responder

Voltar para “História Geral”