História GeralIdade Média Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Fibonacci13
3 - Destaque
Mensagens: 819
Registrado em: Sex 13 Set, 2019 17:01
Última visita: 19-03-24
Nov 2020 06 12:19

Idade Média

Mensagem não lida por Fibonacci13 »

A Idade Média Ocidental:

A) conheceu, até o século X, intensa atividade comercial e urbana, que foi substituída posteriormente pelo predomínio do campo e da produção agrícola de subsistência, realizada nos arredores das cidades.

B) apresentou, nas várias regiões, forte unidade política, herdada do Império Romano, até o século VIII, ocorrendo, posteriormente, crescente fragmentação até o século XVI.

C) teve, no início, um período de pouca hierarquia social, com privilégio apenas para os setores eclesiásticos, e gradativa ampliação do poder camponês a partir do século XI.

D) foi um período de absorções, negações e adequações entre a cultura clerical e a laica, havendo claro predomínio da primeira até o século XII e gradativo crescimento da postura laico-humanista a partir de então.

E) representou, nos primeiros séculos, a persistência do politeísmo herdado da tradição greco-romana e, após o século XI, a vitória rápida do protestantismo contra o catolicismo.
Resposta

D



Não desista dos seus sonhos, continue dormindo.

Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Nov 2020 07 19:12

Re: Idade Média

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Falaa Fibo mano,

vamos lá de idade média de novo kk, por alternativa:

a) errada; foi o inverso, alta idade média - predominio do campo, baixa idade média - gradual e lento crescimento da atividade comercial, até aumentar mesmo a partir das cruzadas.

b) errada; ocidente é correspondente à região que primeiro caiu do império, extinto, romano (no séc V). Nesse contexto, há o surgimento de diversos "reinos" e povos fragmentados, sem qualquer unidade política.

c) errada; a hierarquia em si, talvez não seja tão evidente quanto milhares de pobres passando fome aos pés do palácio do imperador, mas existe sim. O clero, do séc V em diante, cresceu demaisss, já que a salvação e o paraíso prometidos pela igreja é o único alívio num período de caos como a alta idade média. Ademais, os nobres, os que sobreviveram kk, ainda mantinham uma vida boa (ou menos pior). E por fim, o poder camponês nunca foi realmente ampliado; na verdade, do séc XI em diante, surge os grandes estados nacionais, que na figura do rei, tributa ainda mais o povo, que já não tava indo muito legal.

d) topster; com a queda do império romano no ocidente e as invasões de povos estrangeiros (bárbaros, mouros, asiáticos ...), a idade média ocidental (séc V ao XIV) pode ser abordada como um "período de absorções, negações e adequações entre a cultura clerical e a laica" - ou seja, como choques de cultura entre preceitos clericais (da igreja) e laicos (de outros povos), sendo realmente a igreja predominante por um bom tempo (até hoje na verdade) e a postura laico humanista florescendo de uma forma mais evidente a partir do séc XII (diria que XIV na real, com o humanismo).

e) errada; o politeísmo foi na verdade, a partir do séc V, perdendo força para o cristianimos, ao ponto de reis barbáros e adeptos de outras religiões se converterem. Além disso, protestantismo só vai aparecer lá pelo séc XVI.

Basicamente, isso aí.
Qualquer dúvida, só falar :)

Última edição: CogitoErgoGre (Sáb 07 Nov, 2020 19:15). Total de 1 vez.


"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem A idade e o número de 2 algarismos - Truques e Enigmas
    por Carlosft57 » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    183 Exibições
    Última msg por Carlosft57
  • Nova mensagem Velocidade escalar média vs velocidade média
    por Dadark » » em Física I
    2 Respostas
    1005 Exibições
    Última msg por FelipeMartin
  • Nova mensagem Média
    por retrofuture » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    993 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem Velocidade média e Aceleração
    por BrunoVCosta » » em Física I
    2 Respostas
    3927 Exibições
    Última msg por BrunoVCosta
  • Nova mensagem Média, moda e mediana
    por Deliberali » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    4138 Exibições
    Última msg por petras

Voltar para “História Geral”