História GeralIdade Média

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Fibonacci13
1 - Trainee
Mensagens: 318
Registrado em: Sex 13 Set, 2019 17:01
Última visita: 26-02-21
Nov 2020 05 22:36

Idade Média

Mensagem não lida por Fibonacci13 »

Sobre o mundo árabe, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Até o final do século VI, a população árabe vivia dividida em tribos constituídas pelos beduínos e pelas tribos urbanas, que desenvolveram grandes centros comerciais. Entre esses centros, destacava-se Meca, para onde as pessoas se dirigiam a fim de praticar comércio e visitar o santuário da Caaba, que abrigava as imagens dos deuses das diversas tribos árabes

B) Maomé, após tornar-se governador da cidade de Iatreb, converteu-se em chefe guerreiro, conquistou a cidade de Meca e estabeleceu a unificação política e religiosa da Arábia, unindo os árabes em torno do ideal comum de realizar a jihad, Guerra Santa, que consistia na luta pela conversão de todos os infiéis.

C) A unidade do Império foi destruída sob o reinado da dinastia abássida que, em 752, substituiu a dinastia omíada, possibilitando a partir do desmembramento do império islâmico o advento de Califados independentes como Bagdá na Pérsia, Cairo no Egito e Córdova na Espanha.

D) A ruína do Império Islâmico foi acompanhada pela desagregação da unidade religiosa, quando ganharam força seitas islâmicas divergentes: os sunitas, partidários de um chefe eleito pelos crentes, e os xiitas, que defendiam o ideal absolutista de Estado, admitindo o Corão como a única fonte de ensinamento religioso.

E) A hegemonia do Império Islâmico entrou em decadência a partir da conversão dos turcos otomanos ao cristianismo, consolidando o domínio dos seldjucidas na região de Constantinopla, garantindo a peregrinação dos cristãos à Terra Santa.
Resposta

E



Você não é perfeito, você comete erros e fica mais forte por causa deles. Eu acredito que essa é a verdadeira força.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”