História GeralIdade Média Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Fibonacci13
3 - Destaque
Mensagens: 819
Registrado em: Sex 13 Set, 2019 17:01
Última visita: 19-03-24
Nov 2020 05 18:24

Idade Média

Mensagem não lida por Fibonacci13 »

(UFBA-2002) O sistema feudal formou-se de maneira lenta. Suas origens estruturais encontram-se nas sociedades romana e germânica, cuja fusão e transformação se processaram ao longo da Alta Idade Média. Foi então que se deu a passagem do escravismo ao feudalismo, entre os séculos IV e X.

Sobre a época feudal, é correto afirmar:

(01) Os servos da gleba, despossuídos de quaisquer meios de produção, eram sustentados pelos senhores feudais, por imposição da Igreja.

(02) As relações de suserania e vassalagem estabeleciam compromissos mútuos entre nobres e servos.

(04) O direito de hospitalidade, conferido às igrejas pela mentalidade religiosa da época, garantia proteção e asilo a pobres e refugiados.

(08) A posição do indivíduo, na sociedade medieval, era definida pelo nascimento, tornando praticamente inexistente a mobilidade social.

(16) A mulher ocupava posição secundária na sociedade e, no ideário cristão, seu corpo era associado às tentações diabólicas.

(32) A economia, na Alta Idade Média, era monetária aberta, já que a atividade comercial tinha destaque.

(64) A Igreja Católica exerceu papel importante, combatendo as desigualdades sociais e a exploração dos camponeses.
Resposta

S/GABARITO



Não desista dos seus sonhos, continue dormindo.

Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Nov 2020 05 20:11

Re: Idade Média

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Falaa Fibonnaci, blz ?

então vamos lá, explicando por afirmativa:

01 - incorreta; os servos da gleba ("terra") eram todos aqueles que estavam submetidos ao cultivo para as classes superiores ( nobreza e clero), sendo sua posição uma definição divina. Dessa forma, os servos realmente eram despossuídos de quaisquer meios de produção, mas não eram "sustentados" pelos senhores feudais, mas sim submetidos (praticamente escravos, pra pior).

02 - incorreta; suserania e vassalagem era uma relação de compromisso entre senhores/familias feudais : normalmente, o suserano disponibilizava um valor chamado "beneficium", como uma terra, dinheiro ou itens de valor, enquanto o vassalo em troca prestava "lealdade", fornecendo auxilio politico/militar (principalmente militar) - extremamente útil em um período conturbado como a baixa idade média. Como comparação, seria semelhante às chapas políticas de hoje (inclusive quanto ao fornecimento de beneficium em dinheiro rsrs).

04 - incorreta; cara, essa questão confesso que quase marquei. No período entre a expansão do cristianismo (ali pelo século V) até o ápice dos conflitos na idade média, a nível de invasão (lá pelo século X), a igreja era de longe o maior porto seguro para a população no geral - tanto que, em um determinado momento, ela passa a ser o maior senhor feudal da europa, só na base das doações. Consoante aos preceitos cristãos, na teoria, a igreja realmente deveria "garantir proteção e asilo a pobres e refugiados." ... mas na prática, a teoria é outra kkk.
Entre o período do século VIII ao XIII, a igreja foi na verdade a maior força feudal, entre feudos, reinos e estados recém formados; todo mundo queria, de alguma forma, se relacionar com a igreja (tanto que se iniciou o costume dos nobres comprarem cargos eclesiásticos para os filhos). Todo esse poder, claro, corrompeu boa grande parte do clero, gerando diversas situações questionáveis (venda de indulgências, estupros, pedofilia, acúmulo de posses) - o que mais tarde, culminaria nas reformas cristãs. Masss chegando ao meu ponto, havia sim membros do clero que seguiam os preceitos cristãos, como ajudar os pobres, mas era uma grande minoria.
uma fonte:

"A caridade é feita, pela Igreja a condição para se obter a salvação e o exercício da beneficência passou das atividades leigas para um certo monopólio monástico. Os séculos V e VI, o autor chama de idade dos bispos, pois, a partir da Decretal de Simplício (468 – 483), fica determinado que o bispo deve dedicar ¼ de seus rendimentos para os mais pobres (embora não do patrimônio pessoal do bispo). O bispo é aquele que exerce pessoalmente a misericórdia e estimula clérigos e leigos à caridade – o bispo é o “pai dos pobres”. Ele deve fazer a distinção entre os seus bens e os bens da Igreja e não usar os desta e geri-los com rigor para que não se lesem os pobres."
fonte: https://franciscanismomedieval.wordpres ... a-parte-1/

08 - correta; a sociedade medieval é estamentada - ou seja, sua posição na sociedade é definida no nascimento, salvo rarissíssímas exceções.

16 - correta; realmente a mulher ocupava uma posição secundária na sociedade, e existia essa relação entre o corpo da mulher como tentações diabólicas, a tal "tentação da carne".

32 - incorreta; a saber, alta idade média é entre o séc V e XI, enquanto a baixa fica entre os séculos XII e XV, sendo a primeira marcada pela sociedade feudal, com uma economia agrária de subsistência.

64 - incorreta; conforme o comentário da 04, a igreja era o maior senhor feudal por um bom tempo, consequentemente, a maior exploradora.


Cara, basicamente é isso,
perdão pelo textão e qualquer coisa estamos aí :D

Última edição: CogitoErgoGre (Qui 05 Nov, 2020 20:15). Total de 1 vez.


"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Fibonacci13
3 - Destaque
Mensagens: 819
Registrado em: Sex 13 Set, 2019 17:01
Última visita: 19-03-24
Nov 2020 05 20:25

Re: Idade Média

Mensagem não lida por Fibonacci13 »

Eae CogitoErgoGre, obrigado novamente, você me ajudou muito. :D



Não desista dos seus sonhos, continue dormindo.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem A idade e o número de 2 algarismos - Truques e Enigmas
    por Carlosft57 » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    183 Exibições
    Última msg por Carlosft57
  • Nova mensagem Velocidade escalar média vs velocidade média
    por Dadark » » em Física I
    2 Respostas
    1005 Exibições
    Última msg por FelipeMartin
  • Nova mensagem Média
    por retrofuture » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    993 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem Velocidade média e Aceleração
    por BrunoVCosta » » em Física I
    2 Respostas
    3883 Exibições
    Última msg por BrunoVCosta
  • Nova mensagem Média, moda e mediana
    por Deliberali » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    4126 Exibições
    Última msg por petras

Voltar para “História Geral”