História Geral(UEPG 2015.1) Cruzadas

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Out 2020 27 18:17

(UEPG 2015.1) Cruzadas

Mensagem não lida por eivitordias »

Entre 1096 e 1270, a Igreja Católica organizou expedições militares que tinham por objetivo recuperar a cidade de Jerusalém (então sob domínio dos turcos seldjúcidas) e reunificar o mundo cristão que havia se dividido com o "Cisma do Oriente". A respeito dessas expedições, que ficaram conhecidas como "Cruzadas", assinale o que for correto.

01) Apesar de não conseguirem seu objetivo inicial, as Cruzadas produziram transformações importantes no mundo medieval ocidental, como o enfraquecimento da aristocracia rural, o fortalecimento do poder real e a expansão mercantil europeia.
02) A "Cruzada dos Mendigos" reuniu milhares de pobres, camponeses desvalidos e pessoas que viviam à margem da sociedade feudal, os quais foram massacrados pelos exércitos turcos.
04) Urbano II foi o Papa que convocou a primeira expedição militar católica com o objetivo de retomar a "Terra Santa", dominada pelos chamados infiéis.
08) Uma das principais consequências produzidas pelas Cruzadas foi a disseminação de hábitos, crenças e produtos ocidentais pelo Oriente. A pimenta do reino, a canela, a noz-moscada e o cravo são algumas das especiarias levadas pelos cristãos até aquela região.
Resposta

01+02+04
DÚVIDA --> Item 01
Alguém poderia, por favor, explicar qual a relação das cruzadas com o fortalecimento do poder real? Caso seja possível, com exemplos. Obrigado :D



"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”