Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

História Geral(UEPG - 2017.2) Reforma Protestante

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: 11 Jul 2020, 16:35
Última visita: 14-01-24
Out 2020 01 16:04

(UEPG - 2017.2) Reforma Protestante

Mensagem não lida por eivitordias »

Episódios ligados a acontecimentos comuns, a reforma protestante e a contrarreforma católica provocaram alterações profundas nas sociedades modernas. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) Promovida pelo rei Henrique VIII, a reforma Anglicana teve como um dos seus motivos uma questão
pessoal (a negação papal ao divórcio do monarca) e foi apoiada pelo parlamento e pelo alto clero católico inglês.
02) Criada com o objetivo de estabelecer um diálogo entre os adeptos da religião católica e os protestantes, a Ordem dos Jesuítas teve importante papel na catequização das regiões coloniais e na disseminação dos princípios do ecumenismo.
04) O suíço John Calvin (João Calvino) foi um dos principais nomes da reforma protestante. Entre suas ideias encontram-se a de que a salvação humana seria obtida por meio do trabalho e a de que o enriquecimento deveria ser compreendido como uma predestinação divina.
08) Autoridades máximas do Tribunal do Santo Ofício, os inquisidores acumulavam as funções de investigador e juiz, concentrando grande poder e, muitas vezes, decidindo o destino dos julgados a partir de motivações pessoais e não de uma legislação específica.
Resposta

01+08
Alguém poderia explicar, por favor, cada um dos itens?

"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2230
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 8 vezes
Out 2020 01 18:12

Re: (UEPG - 2017.2) Reforma Protestante

Mensagem não lida por FelipeMartin »

minhas respostas são rasas porque não é minha área:

a primeira é verdadeira pois o anglicanismo surgiu quando o rei Enrique da Inglaterra quis se divorciar de sua esposa sem ser excomungado da Igreja Católica (isso faria ele perder o direito ao reino) se não me engano essa foi a maior diferença entre o anglicanismo e o catolicismo.

A segunda é falsa. A ordem dos jesuítas (Companhia de Jesus) não tinha objetivo de estabelecer diálogo com os protestantes já que fazem um voto de fidelidade ao papa e são 100% católicos e pode-se dizer que tinham como missão impedir o protestantismo. Foram fundamentais na catequização das colônias e de uma forma ou de outra pode-se dizer que espalharam os princípios do ecumenismo porque eles tinham muito contato com as outras religiões dos povos das colônias - vale lembrar que a Igreja Católica sempre condenou a escravidão dos povos indígenas e que os jesuítas eram muito amigáveis, também eram extremamente cultos.

A terceira para mim é verdadeira o calvinismo assume a dupla predestinação: livre-arbítrio é apenas uma ilusão tudo o que fazemos é mero reflexo da vontade de Deus portanto se você é pobre ou pecador é essa a vontade de Deus. Ele acreditava que os que seriam salvos teriam um reflexo disso em suas vidas: Deus te escolheu para ser salvo se a sua vida é próspera (materialmente), ocupada pelo trabalho e afastada das ostentações. Para mim essa alternativa soa verdadeira, pode ser que o problema dela seja "a salvação pelo trabalho" já que a salvação é a causa do trabalho e não a consequência.

A quarta é verdade. O alto escalão do Tribunal do Santo Ofício investigava e julgava, geralmente eram da ordem Dominicana. O quão pessoais eram os julgamentos eu não sei.

Editado pela última vez por FelipeMartin em 01 Out 2020, 19:07, em um total de 1 vez.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: 11 Jul 2020, 16:35
Última visita: 14-01-24
Out 2020 01 19:03

Re: (UEPG - 2017.2) Reforma Protestante

Mensagem não lida por eivitordias »

FelipeMartin, inicialmente, obrigado por responder! :D

Entretanto, ainda tenho algumas dúvidas na questão..

01) Julguei o item FALSO pelo fato de afirmar que houve apoio do parlamento e alto clero católico, não consegui encontrar nenhuma justificativa sobre tal apoio..

04) Sim, concordo totalmente com a sua resposta, entretanto, a UEPG (por algum motivo que desconheço), considerou falso esse item - mesmo após a divulgação do gabarito pós recursos..
"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2230
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 8 vezes
Out 2020 01 19:08

Re: (UEPG - 2017.2) Reforma Protestante

Mensagem não lida por FelipeMartin »

eivitordias, é verdade não conheço esse apoio católico ao anglicanismo.

φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Reforma Protestante
    por isa2305 » » em História Geral
    2 Respostas
    1628 Exibições
    Última mensagem por isa2305
  • Nova mensagem Reforma Protestante
    por isa2305 » » em História Geral
    3 Respostas
    1708 Exibições
    Última mensagem por danielbabico
  • Nova mensagem (ENEM) Reforma Protestante e Cristianismo
    por NathaliaBr » » em História Geral
    2 Respostas
    1829 Exibições
    Última mensagem por NathaliaBr
  • Nova mensagem (UEPG-2017) Vagão em Movimento
    por MORANGA » » em Física I
    2 Respostas
    3037 Exibições
    Última mensagem por eivitordias
  • Nova mensagem (UEPG-2017) Movimento Circular Uniformemente Variado
    por MORANGA » » em Física I
    1 Respostas
    3016 Exibições
    Última mensagem por Killin

Voltar para “História Geral”