História GeralRevolução Francesa Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnnaKatarina
sênior
Mensagens: 27
Registrado em: Qui 27 Ago, 2020 09:06
Última visita: 18-11-20
Ago 2020 27 19:07

Revolução Francesa

Mensagem não lida por AnnaKatarina »

(UFRGS) Em junho de 1783, as Bodas de Fígaro, peça teatral escrita por Beaumarchais, seria ence- nada diante da Corte francesa. No último mo- mento, a representação foi cancelada, por ser considerada excessivamente crítica à monar- quia. Quando, enfim, a peça foi liberada em 1784, obteve um retumbante sucesso. Fígaro é espirituoso, inteligente e audacioso, mas é um valete. Seu senhor é um aristocrata de maus vícios, manobrado pelo seu círculo. Já o autor da peça, Beaumarchais, defendia a li- berdade e a igualdade, demonstrando a inconformidade de parcela da sociedade fran- cesa que ansiava por mudanças. Essas viri- am por ocasião da Revolução Francesa.
Em relação às motivações que desencadearam tais mudanças, assinale a alternativa correta.
(A) A burguesia, quando da Assembléia Geral, não obteve a duplicação de seus represen- tantes no Terceiro Estado, nem conseguiu que as deliberações fossem feitas com base no voto individual.
(B) A interferência francesa na guerra
de independência americana provocou amplo enri- quecimento do Estado.
(C) O século XVIII caracterizou-se pela reação aristocrática, com a qual esse segmento so- cial tentou recuperar o espaço de poder polí- tico e econômico já bastante comprometido pela centralização do Estado e pelo avanço da diversificação social e econômica.
(D) Com a Revolução, e baseados nos Direitos Universais, os camponeses e as classes populares franceses viram reconhecidas as suas principais reivindicações, como, por exemplo, a partilha da terra.
(E) Na reforma fiscal proposta pela monarquia francesa para modernizar o Estado, o clero e a aristocracia aceitaram pagar os impos- tos, mas a burguesia não.
Resposta

Resposta: C

Alguém pode me ajudar??? Não consegui interpretar a resposta da questão direito! Grata!

Última edição: AnnaKatarina (Qui 27 Ago, 2020 19:07). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Ago 2020 27 22:15

Re: Revolução Francesa

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

A)", não obteve a duplicação de seus representantes no Terceiro Estado"Isso esta meio estranho eles não queriam duplicação,mas sim queria que os votos fossem contados por pessoas e não por estado,pois o clero e aristocracia sempre votavam juntos ficando 2x1 sempre.
B)Falso,na verdade a interferencia trouxe alta despesas para a monarquia e poucos lucros vieram, o que agravou mais ainda a futura crise que a frança enfrentaria e enfraqueceu o poder absolutista.
C)Verdade,O contexto pré-revolucionário na França, apresentado na peça de Beaumarchais, era de uma sociedade aristocrática, em que a nobreza decadente tentava manter seus privilégios diante das reivindicações de caráter iluminista da burguesia francesa.
D)A revolução em si não foi baseada nos direitos universais,na verdade eles nem existiam antes da revolução vieram a tona depois dela e principalmente depois que os jacobinos assumiram seu controle
E)Na verdade foi o contrário a burguesia já pagava impostos e o clero e aristocracia não pagavam nada e nem queriam pagar.

Lembre-se que a questão está se referindo a um periodo antes da Revolução período em que a aristocracia estava tentando se manter forte em um momento de crise política e econômica.

AnnaCarolline Qualquer dúvida só madnar :)

Última edição: ASPIRADEDEU (Qui 27 Ago, 2020 22:43). Total de 2 vezes.


“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnnaKatarina
sênior
Mensagens: 27
Registrado em: Qui 27 Ago, 2020 09:06
Última visita: 18-11-20
Ago 2020 27 22:40

Re: Revolução Francesa

Mensagem não lida por AnnaKatarina »

Aaaaah, agora ficou beeem mais claro!!! Muito obrigada, entendi bem certinho!! :D:D




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”