História GeralESPCEX 2015-Guerra Fria Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Jul 2020 14 15:52

ESPCEX 2015-Guerra Fria

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

No período compreendido entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o início da década de 1980, a União Soviética se consolidou como uma superpotência, polarizando com os Estados Unidos da América a disputa pela hegemonia mundial. (AZEVEDO e SERIACOPI, 2013). Dentro do bloco comunista a insatisfação aumentava cada vez mais, sobretudo nos países do Leste Europeu. Na Polônia , operários do estaleiro de Gdansk organizaram o sindicato Solidariedade, liderados por Lech Walesa.
Sobre o sindicato Solidariedade, no período assinalado, podemos afirmar que
A
foi rapidamente absorvido pelo governo comunista que viu a necessidade de ouvir os operários.
B
era entidade livre de influências do partido comunista.
C
conseguiu de imediato participar das eleições presidenciais, porém, por ser um partido da classe operária, não obteve êxito.
D
conseguiu apoio dos soviéticos que pretendiam ter o controle sobre todos os sindicatos do mundo comunista.
E
foi extinto, pois, em países de ideologia comunista, o governo representa a classe dos trabalhadores, não necessitando, portanto, de sindicatos.
Resposta

GAB:Letra B, fiquei entre B e E e marquei B, mas não entende o porque da E está errada.



“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Jul 2020 14 16:38

Re: ESPCEX 2015-Guerra Fria

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Olá!

Então, o partido Solidariedade na Polônia foi fundado em 1980, fruto da união entre vários sindicatos de trabalhadores, tendo como base os trabalhadores do Estaleiro de Gdansk. O Solidariedade se opunha as práticas da ditadura comunista vigente na Polônia (sob o olhar soviético) e conseguiu após cerca de 10 anos de união, derrubar o regime vigente. É necessário frisar a importante participação do então líder da Igreja Católica Apostólica Romana, Papa João Paulo II, também polonês, como uns dos principais personagens da estruturação do Solidariedade e maiormente da derrubada do regime comunista, principalmente após sua visita à Polônia em 1979, já como papa.

Analisando os quesitos:

a) Falso. Inicialmente o Solidariedade foi combatido pelo governo comunista, com repressões às manifestações, por exemplo. Somente após alguns anos, quando o governo percebeu o crescimento do movimento é que abriu-se espaço para negociações.
b) Verdadeiro. Interpretemos esse quesito no seu sentido macroscópico, pois é claro que as pessoas e suas organizações recebem certa influência; devemos entender que o Solidariedade era formado por alas da Igreja Católica e de membros da esquerda anti-soviética, portanto, tomando Partido Comunista como sinônimo de partido em vigor não havia influência deste, pelo contrário, o objetivo do Solidariedade era fazer oposição ao regime comunista.
c) Falso. O Solidariedade apenas conseguiu participar de uma eleição presidencial em 1989, nove anos após sua fundação, quando o governo comunista já estava enfraquecido.
d) Falso. Os soviéticos não apoiaram, não havia nem sentido disto ocorrer, tendo em vista que o Solidariedade se opunha ao regime; e devemos notar que mesmo quando o governo comunista polonês, baseado no ideal soviético, decidiu negociar com os trabalhadores não havia ali um apoio e sim uma tentativa de estabelecer um ponto de equilíbrio e buscar manter em vigor a ditadura que vinha se enfraquecendo.
e) Falso. O Solidariedade se formou justamente pelos trabalhadores não se sentirem representados e serem explorados pela ideologia comunista - seus salários estava estagnados, por exemplo. Além de quê o Solidariedade se manteve ativo durante a década de 80, alcançado a eleição presidencial em 1989, ou seja, ele não foi extinto. Ele apenas foi sofrer enfraquecimento e alguns desmembramentos na década de 90 e início dos anos 2000, após o período assinalado pela questão.

Espero ter ajudado, fique em paz :D

Última edição: Holanda1427 (Ter 14 Jul, 2020 18:59). Total de 1 vez.


Pulvis sumus

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem UFPR - Guerra Fria
    por GustavoO » » em História Geral
    0 Respostas
    815 Exibições
    Última msg por GustavoO
  • Nova mensagem Primeira Grande Guerra, e o conceito de comunidades imaginadas de Anderson
    por Endrio » » em História Geral
    0 Respostas
    877 Exibições
    Última msg por Endrio
  • Nova mensagem UFPR - 1° Guerra
    por GustavoO » » em História Geral
    1 Respostas
    1003 Exibições
    Última msg por jedibli
  • Nova mensagem (Espcex-2020) crase
    por JohnnyEN » » em Gramática
    1 Respostas
    1091 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem Funções - EsPCEx
    por cristhofera » » em IME / ITA
    1 Respostas
    2226 Exibições
    Última msg por PeterPark

Voltar para “História Geral”