História GeralRevolução Chinesa Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Jun 2020 30 15:47

Revolução Chinesa

Mensagem não lida por Madu1 »

Com a Rebelião de Wuchang, na China, um dos partidos formados foi o Kuimitang, um partido nacionalista. Se este era nacionalista, como ele representava os interesses capitalistas na China?




Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Jul 2020 14 15:16

Re: Revolução Chinesa

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Olá!

Primeiramente, vamos entender o que é nacionalismo: Nacionalismo está ligado a defesa da pátria e suas tradições, a exaltação da pátria e a busca por fazer ela crescer e tornar-se maior socialmente, economicamente e nos mais diversos espectros relacionados ao crescimento de um país. Perceba que nacionalismo é uma pauta geralmente relacionada com ideias conservadoras (não estou dizendo que são ruins), com a direita política, quer um exemplo? Darei:

Uma das bases do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) foi o discurso nacionalista de alas mais à direita da política britânica.
O discurso nacionalista brasileiro vem de onde? De alas mais à direita política, ligada a partidos com pautas mais conservadoras.

Do mesmo modo essas alas que possuem um discurso nacionalista também possuem um discurso capitalista, mas por qual motivo? Pelo fato de quê para essa ala conservadora (nacionalista) o meio pelo qual o país crescerá e irá ascender no campo internacional é através do capitalismo, de práticas capitalistas.

O Partido Comunista Chinês (PCC) não é nacionalista, o comunismo em sua essência não é nacionalista. Se formos fazer um estudo vamos perceber que o comunismo é internacionalista, pois o objetivo máximo do comunismo é a extinção do Estado e da sociedade privada (utópico) e a expansão para todo o mundo. O que a União Soviética fez durante seus anos de existência? Expandiu seu território englobando países do leste europeu e da Ásia Central, o objetivo do comunismo é a formação de uma sociedade internacional, do compartilhamento de um ideário internacional.

O Kuomitang é um partido pautado no nacionalismo e anti-comunismo, não há sentido dele ser nacionalista e defender a pauta comunista apenas pelo fato desta ser a vigorante na China continental, pois o objetivo do comunismo vai de encontro ao nacionalismo, vai de encontro a manter as tradições do povo e estabelecer um ideário de defesa da pátria acima de tudo, justamente pelo fato do comunismo ser internacionalista. Não interessa ao comunismo manter as bases da pátria, individualizar seu território, e se expandi-lo em prol de uma ordem maior que vai além de ideias nacionalistas.

Pelo fato de ser um partido nacionalista, defender o liberalismo e as tradições do povo, o crescimento da nação como nação em seu território e não necessariamente uma expansão que desfigura a nação em defesa de uma ideia internacionalista, o Kuomitang tem ideias ligadas ao capitalismo.

Obs.: Essa análise que eu fiz é puramente teórica, na prática tanto o capitalismo quanto o comunismo diferem, em certo ponto, de suas teorias. Mas acredito que por meio dessa análise teórica eu consigo tirar sua dúvida.

Espero ter ajudado, fique em paz :D



Pulvis sumus

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2217
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 13-04-24
Jul 2020 14 15:27

Re: Revolução Chinesa

Mensagem não lida por FelipeMartin »

a questão é tendenciosa, o que é contrário ao partido comunista necessariamente representa o interesse capitalista? Era um partido de oposição às revoluções sangrentas propostas pelo partido comunista chinês (PCC). Acho que não fazem a distinção correta entre prol capitalismo e anticomunismo.
Última edição: FelipeMartin (Ter 14 Jul, 2020 15:27). Total de 1 vez.


φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Jul 2020 14 15:33

Re: Revolução Chinesa

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Só uma observação: A discussão sobre nacionalismo é complexa, muitas vezes esse nacionalismo - como ocorre no Brasil e nos EUA, atualmente - pode ser trabalhado de uma maneira extremista, e esse extremismo nacionalista é perigoso. Discursos como "América para os americanos" ou "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" são máximas nacionalistas que merecem uma análise crítica (como tudo relacionado ao conhecimento).
É necessário compreender que foi baseado no nacionalismo cego, extremista, que práticas horrendas foram erigidas como Nazismo e Fascismo, e é fato que governos atuais flertam com ideias próximas a esses ideários políticos. Não estou dizendo que são, mas estou dizendo que flertam, isso é fato.

Em nenhum momento estou dizendo que nacionalismo é ruim, o ruim é quando o nacionalismo é utilizado com prática de um discurso moralista cego e em certos casos mortífero.

Nacionalismo está além de fazer reverência à bandeira nacional ou cantar o Hino Nacional com empolgação, isso são pontos do nacionalismo que são legítimos sim. Mas ser nacionalista está em principalmente respeito ao próximo, respeito ao dinheiro público, respeito as leis que foram legitimamente promulgadas.

Costumo dizer que: Aquele que usa o cinto de segurança em seu veículo independente de qual lugar do mesmo você está ou qual a distância que o veículo vai percorrer, é mais nacionalista que muitas outras pessoas com um discurso moralista.

Deixo essa reflexão para você.


Pulvis sumus

Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Jul 2020 14 15:41

Re: Revolução Chinesa

Mensagem não lida por Holanda1427 »

FelipeMartin escreveu:
Ter 14 Jul, 2020 15:27
a questão é tendenciosa, o que é contrário ao partido comunista necessariamente representa o interesse capitalista? Era um partido de oposição às revoluções sangrentas propostas pelo partido comunista chinês (PCC). Acho que não fazem a distinção correta entre prol capitalismo e anticomunismo.
Bom, não. Posso muito bem ser contra o comunismo e suas práticas ditatoriais e não ser um ferrenho defensor do capitalismo. Uma coisa não implica necessariamente a outra. Mas acontece que numa análise macroscópica esse é o parâmetro que estabelecemos na China daquele período, lembro: análise macroscópica, ou seja, se formos sim ver de maneira mais microscópica veremos que diversos cidadãos eram e são contra o comunismo mas nem por isso se alinham ao Kuomitang, tantas são as pessoas que saem da China continental e são contra a ditadura comunista e vão para outras localidades e não para Taiwan, sede do Kuomitang.

Última edição: Holanda1427 (Ter 14 Jul, 2020 17:19). Total de 1 vez.


Pulvis sumus

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”