História Geral(ENEM) Modernização industrial e reformas sociais Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
leonardodlc
Pleno
Mensagens: 70
Registrado em: Ter 23 Jun, 2020 18:08
Última visita: 25-03-22
Jun 2020 27 21:52

(ENEM) Modernização industrial e reformas sociais

Mensagem não lida por leonardodlc »

Temos vivido, como nação, atormentados pelos males modernos e pelos males do passado, pelo velho e pelo novo, sem termos podido conhecer uma história de rupturas revolucionárias. Não que não tenhamos nos modernizado e chegado ao desenvolvimento. Mas não eliminamos relações, estruturas e procedimentos contrários ao espírito do tempo. Nossa modernização tem sido conservadora. NOGUEIRA, M. As possibilidades da política: ideias para a reforma democrática do Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

O texto apresenta uma análise recorrente sobre o processo de modernização do Brasil na segunda metade do século XX. De acordo com a análise, uma característica desse processo reside na(s)

a) uniformização técnica dos espaços de produção.
b) construção municipalista do regime representativo.
c) organização estadual das agremiações partidárias.
d) limitações políticas no estabelecimento de reformas sociais.
e) restrições financeiras no encaminhamento das demandas ruralistas

A letra (A) estaria errada pelo fato de o texto se referir ao século XX ,certo ? Pois em meio à terceira revolução industrial não se pode falar em uniformização dos espaços de produção, é isso ? ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADO, POR FAVOR.

Além disso, não entendi muito bem o porquê de a RESPOSTA CORRETA ser a letra (D). Poderiam me explicar o que ela quer dizer e dar um exemplo em que esse fenômeno se mostre?

OBRIGADO!

Última edição: leonardodlc (Sáb 27 Jun, 2020 21:54). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: Sáb 11 Mai, 2019 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Jun 2020 27 22:35

Re: (ENEM) Modernização industrial e reformas sociais

Mensagem não lida por carlosaugusto »

Olá, leonardodlc,

você está correto, amigo. Não é certo falar de uniformização dos espaços de produção, já que esse fenômeno é bastante heterogêneo e desigual até nos dias atuais. Sobre a resposta correta, a alternativa sugere as limitações das reformas sociais, favorecendo a desigualdade, note pelo texto:
leonardodlc escreveu:
Sáb 27 Jun, 2020 21:52
Mas não eliminamos relações, estruturas e procedimentos contrários ao espírito do tempo. Nossa modernização tem sido conservadora.
como exemplo da sua dúvida, podemos pensar na reforma agrária e concentração desigual de terras, entre tantas outras problemáticas que corroboram para essas disparidades, como diz o autor, nossa modernização é bastante conservadora, rs.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”