História Geral(UnB) Império espanhol na América Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Jun 2020 19 18:01

(UnB) Império espanhol na América

Mensagem não lida por andrezza »

Sem colonização não há uma boa conquista e, se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas. Portanto, o lema do conquistador deve ser colonizar.
1-A apreciação acima, proferida por um eclesiástico do século XVI, expõe aspectos envolvidos no assentamento e desenvolvimento do império espanhol na América. Acerca desses aspectos, assinale a opção correta.
A) Na região andina, desde o primeiro momento, houve forte resistência ao avanço da conquista espanhola, principalmente nas cidades de Potosi e La Plata.
B) A área que atualmente pertence ao Chile foi a que menos resistência ofereceu à colonização espanhola, em virtude de sua baixa densidade demográfica e do caráter tribal da população.
C) A mesoamérica, onde havia uma organização político-administrativa pré-colombiana, é exemplo de colonização de sucesso, uma vez que, nesse território, os espanhóis deram continuidade às estruturas existentes.
D) No vice-reino do Peru, os espanhóis permitiram que o cargo de gobernador fosse exercido por membros das famílias da elite indígena, estratégia que perdurou até o fim da era colonial.
Resposta

D




Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Jun 2020 21 02:09

Re: (UnB) Império espanhol na América

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Olá, vamos lá:

a) Falso. Houve inicialmente uma certa convivência entre os povos autóctones e os conquistadores, do mesmo modo que ocorreu aqui no Brasil. O que havia era estranhamento tanto por parte dos colonizadores quanto dos colonizados, mas ambos os lados da relação estabeleceram uma "paz" no início da colonização. Coloco "paz" (entre aspas) pois ela não era uma paz verdadeira, era uma paz fingida por parte dos conquistadores que visavam no futuro dominar o território, suas riquezas naturais e seu povo nativo. Resumindo: a relação entre conquistado e conquistador no início da colonização era de estranhamento, mas não uma forte resistência. A forte resistência se deu anos após quando os colonizadores começarem a apresentar seus reais interesses, aí sim formou-se conflitos e resistência.
b) Falso. O povo que habitava a região do atual Chile, os Mapuches, estabeleceram sim resistência aos espanhóis. A questão chave que se deve compreender é até quando eles suportaram a pressão espanhola tendo em vista a discrepância no que diz respeito a capacidade de batalha, dando severo detalhe ao fato que os espanhóis possuíam armas de fogo e cavalos, o que não havia nos Mapuches e os fez cair por terra frente o domínio espanhol.
c) Falso. Inicialmente os espanhóis e os povos nativos (astecas por exemplo) basearam, como descrito na alternativa "a", uma certa convivência e os espanhóis se admiraram muitíssimo das cidades do Império Asteca, por exemplo, com as estradas e a infraestrutura social e material, mas nem por isso quando eles conseguiram dominar, por meio da força, se manteve a estrutura dos povos autóctones. Muito pelo contrário, é necessário entender que num processo de colonização o povo colonizador busca atender seus interesses, logo o povo espanhol buscou por meio do domínio na América favorecer seus interesses, usando para isso a modificação na estrutura social e material, por exemplo.
d) Verdadeiro. Isso foi uma maneira que os espanhóis encontraram para dominar o território peruano, mas entenda bem, os gobernadores no Vice-Reino do Peru eram subordinados ao espanhóis, era uma linha sucessória ininterrupta que variava entre a elite autóctone e espanhóis residentes nessa região. A elite indígena era devidamente realocada de modo a exercerem esses cargos subordinados ao colonizador, desse modo não temos como pensar numa independência do povo peruano nessa época, afinal mesmo exercendo cargo de responsabilidade eles estavam subordinados aos espanhóis.



Pulvis sumus

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”