História GeralAs Cruzadas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
rog8rio
Junior
Mensagens: 14
Registrado em: Ter 14 Abr, 2020 10:24
Última visita: 12-05-21
Jun 2020 17 16:04

As Cruzadas

Mensagem não lida por rog8rio »

(FGV) "(...) as cruzadas não foram as responsáveis pelas grandes transformações econômicas, mas produtos delas. Contudo, elas não deixaram de contribuir para os avanços daquelas transformações. (...) O intenso comércio praticado pelas cidades italianas, Gênova e Veneza, cresceu bastante com a abertura dos mercados orientais, para o que as cruzadas desempenharam papel decisivo (...)
(Hilário Franco Júnior, "As cruzadas")

Além da decorrência apresentada, pode-se atribuir a essas expedições
a) o desaparecimento das ordens mendicantes - especialmente franciscanos e dominicanos -, assim como a superação das heresias católicas.
b) o fortalecimento nas relações de vassalagem em toda a Europa Ocidental e um forte retraimento do poder econômico da burguesia comercial.
c) a estagnação das atividades comerciais entre algumas cidades comerciais do mar do Norte - como Bruges e Gand - e as cidades do litoral oeste da África.
d) a radicalização no processo de fragmentação político-territorial da Europa, com a importante ampliação do poder econômico da nobreza togada.
Resposta

e) a relação entre os cruzados com bizantinos e muçulmanos, permitindo que a Europa voltasse a ter contato com algumas obras de filosofia greco-romana.
Sei que a resposta é a letra E, mas queria saber qual parte da alternativa d estaria incorreta.

Última edição: rog8rio (Qua 17 Jun, 2020 16:05). Total de 1 vez.



Pãodamontanha
sênior
Mensagens: 30
Registrado em: Qui 10 Mar, 2016 19:51
Última visita: 30-06-20
Contato:
Jun 2020 17 18:34

Re: As Cruzadas

Mensagem não lida por Pãodamontanha »

A letra D está errada,porque a Europa não se fragmentou. A Europa já estava fragmentada,desde bem antes,no feudalismo. As Cruzadas apenas reabriram o comércio no Mar Mediterrâneo. Não,o poder econômico ainda estava nas mãos da burguesia.
A nobreza só ampliou o poder econômico com a formação dos Estados Nacionais Modernos,um pouco depois das Cruzadas. Lembre-se da Espanha em 1492, Inglaterra e França depois disso.




Responder

Voltar para “História Geral”