possa ser, e na totalidade expressa em imagens artísticas concebidas de um ponto de vista
comunista. Os princípios ideológicos e estéticos fundamentais do realismo socialista são os
seguintes: devotamento à ideologia comunista, colocar sua atividade a serviço do povo e do espírito
do Partido, ligar-se estreitamente às lutas das massas trabalhadoras, humanismo socialista e
internacionalista, otimismo histórico, recusa do formalismo e do subjetivismo, bem como do
primitivismo naturalista.”
Dicionário Filosófico. Moscou, 1967.
De acordo com o trecho acima e, considerando o contexto cultural dos países socialistas durante o período da “Guerra
Fria”, marque a alternativa correta.
A) O realismo socialista rivalizou com as chamadas vanguardas européias do início do século XX, como, por exemplo, o
Surrealismo, o Abstracionismo e o Cubismo, correntes estéticas que sofreram censura por parte do regime stalinista.
B) Durante a Guerra Fria, enquanto as potências capitalistas desenvolveram uma estética a serviço de sua propaganda
ideológica, o mundo socialista optou por uma arte realista sem apelo propagandístico e destituída de marcas ideológicas.
C) O “otimismo histórico” − prescrito acima para a estética socialista − marca o viés conformista da arte russa na década
de 1960, destinada tão somente a retratar as “utopias” revolucionárias, sem qualquer relação com a “crua” realidade
social.
D) A patrulha ideológica das artes nos países do bloco socialista ocasionou o declínio estético do Leste Europeu. Exemplos
disso foram: a proibição do ballet clássico na URSS e o fechamento das Orquestras Sinfônicas na Tchecoslováquia.
Resposta
a