História GeralNeoliberalismo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mar 2020 01 21:21

Neoliberalismo

Mensagem não lida por joãofw »

Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica

Primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na história da Inglaterra, de 1979 a 1990, Thatcher recebeu do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, o título de “o homem forte do Reino Unido”. Indicada pelo Partido Conservador, suas decisões firmes marcaram a adoção de uma política neoliberal e o fim do modelo, então praticado, conhecido como Welfare State.

Com relação a esse novo modelo de governo, assinale a alternativa correta.

A. Privatização de empresas estatais, em que produtos e serviços considerados estratégicos para a soberania nacional são submetidos à lógica do mercado internacional, permitindo um aumento dos gastos públicos em saúde e educação.

B. Retomada de uma política econômica sustentada por economistas, como Haydek e Friedman, defendendo a absoluta liberdade econômica, mas com preocupações voltadas para a distribuição da riqueza nacional.

C. Possibilidade de que países em desenvolvimento melhorassem seus quadros sociais, com o aumento de empregos para a classe trabalhadora, graças à atuação de empresas transnacionais em diversos setores.

D. Corte de gastos no setor social, aumento do desemprego, endurecimento nas negociações com os sindicatos, elevação das taxas de juros e fim da intervenção estatal, dando total liberdade aos setores financeiro e econômico.

E. Nova diretriz de governo adotada por Thatcher, na Inglaterra, não foi implementada pelos líderes de outras nações, que criticavam as desigualdades sociais geradas pela adoção desse modelo econômico.
Resposta

d
Não concordei com o gabarito, pois quando se fala em neoliberalismo (no meu entendimento), a economia rege o mercado, mas o Estado fiscaliza e controla alguns setores considerados estratégicos. Ao contrário do que afirma a alternativa "d", na qual fala sobre total liberdade ao setor econômico. Isso está errado, pois com total liberdade teríamos o LIBERALISMO e não o NEOLIBERALISMO. Me esclareça isso.




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2020 11 08:57

Re: Neoliberalismo

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Ola

A) errada. Mesmo no liberalismo alguns serviços estratégicos seguem com o Estado
B) errada. A preocupação do liberalismo não é com o social.
C) errada. O liberalismo não se preocupa com o social. Nesse contexto surge a ideia de revolução industrial... quanto mais dinheiro e mais produção, melhor. Pode ate ocorrer aumento no numero de empregos disponíveis mas serão empregos q exigem especialização e portanto pouco acessiveis p quem realmente precisa!
D) correta. O foco do liberalismo é justamente esse.
E) errada. O liberalismo foi comum em todo o mundo e ate hoje segue sendo visto como solução. Vide governos brasileiros recentes.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mar 2020 11 12:32

Re: Neoliberalismo

Mensagem não lida por joãofw »

Fantástico !! Muito obrigado




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”