História GeralSéculo XIX Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Out 2019 09 17:25

Século XIX

Mensagem não lida por Madu1 »

(Unifesp 2004) O movimento revolucionário de 1848, que abalou, mas não destruiu, a ordem social vigente na Europa, pode ser caracterizado como um conflito no qual

a) a burguesia, ou frações desta classe, face ao perigo representado pelo proletariado, não tomou o poder.
b) o campesinato, em luta encarniçada contra a nobreza, abriu espaço para a burguesia tomar o poder.
c) a nobreza, diante da ameaça representada pela burguesia, fez concessões ao proletariado para se manter no poder.
d) o proletariado, embora fosse uma classe já madura e com experiência, ficou a reboque dos acontecimentos.
e) não houve luta de classes, e sim disputas derivadas das tensões e contradições existentes entre ricos e pobres

Como assim a burguesia não chegou ao poder?
Resposta

a

Última edição: caju (Qua 09 Out, 2019 17:36). Total de 1 vez.
Razão: arrumar spoiler.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 13 00:05

Re: Século XIX

Mensagem não lida por Sypru »

Atente-se ao enunciado, é dito que "abalou, mas não destruiu, a ordem social vigente", logo, infere-se que, naquele momento, a burguesia AINDA não havia tomado o poder. Essa não tomada ocorreu, como é corretamente exposto para alternativa A, pois havia um receio de não conseguir controlar a classe proletária.

Além da interpretação correta do enunciado, pode-se inferir que essa alternativa é a correta a partir da eliminação das outras, pois elas são "mais absurdas" do que a primeira.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”