Página 1 de 1

Século xix

Enviado: Qua 28 Ago, 2019 15:32
por Madu1
Documento 1
[…] a conversão da propriedade privada em propriedade coletiva, tão preconizada pelo socialismo, não teria outro efeito que não fosse o de tornar a situação dos operários mais precária, retirando-lhes a livre disposição do seu salário […] e toda a possibilidade de aumentar o seu patrimônio e melhorar a sua situação […] A propriedade privada e pessoal é para o homem de direito natural […] O homem deve tomar com paciência a sua condição; é impossível que, na sociedade civil, toda a gente seja elevada ao mesmo nível […] Contra a natureza todos os esforços são vãos […] O erro capital […] é o de crer que as duas classes são inimigas natas uma da outra, como se a natureza tivesse armado os ricos e os pobres para se combaterem mutuamente… Não pode haver capital sem trabalho, nem trabalho sem capital. A concordância engendra a ordem e a beleza […] Toda a economia das verdades religiosas […] é de natureza a aproximar […] os ricos e os pobres, lembrando às duas classes os seus mútuos deveres […]


Documento 2
O Congresso reunido em Saint Imier declara:
1. Que a destruição de todo poder político é o primeiro dever do proletariado.
2. Que toda organização de um poder que pretende ser provisório e revolucionário para efetivar aquela destruição é um engano, e seria tão perigoso para o proletariado como todos os governos que existem hoje.
3. Que, rejeitando todo compromisso para chegar à realização da Revolução Social, os proletários de todos os países devem estabelecer, fora de toda política burguesa, a solidariedade da ação revolucionária.


Os documentos anteriores correspondem a duas interpretações sobre a realidade social do século XIX. Respectivamente:
A) ao socialismo científico e à doutrina social da igreja.
Resposta

B)
à doutrina social da igreja e ao socialismo libertário.
C) ao socialismo libertário e ao socialismo utópico.
D) ao socialismo utópico e ao socialismo científico.
E) à doutrina social da igreja e ao socialismo científico.

Por que não pode ser a letra e?

Re: Século xix

Enviado: Sex 27 Set, 2019 08:39
por Mauricios9
O texto 2 se trata do socialismo libertário uma das reformulações do socialismo original, também chamado de Anarquismo Social é como uma típica ideia anarquista, há uma crítica contra qualquer forma institucionalizada de poder, repare isso no parágrafo 2. Acreditam na democracia direta e sem centralização, já no socialismo científico a união da classe proletária que, em busca de uma sociedade mais igualitária, tomaria posse dos meios de produção e os passaria ao controle do Estado, encarregado de representar a coletividade(centralização).