História GeralSéculo xix

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Ago 2019 28 15:31

Século xix

Mensagem não lida por Madu1 »

As transformações estruturais que atingiram a Europa, ao longo do século XIX, alteraram as relações sociais e as práticas políticas em diversos países europeus. Entre essas transformações, pode-se apontar CORRETAMENTE o(a):
A) formulação da doutrina social da Igreja, definida na encíclica Rerum Novarum, em 1891, que apoiou a doutrina marxista da luta de classes em defesa dos pobres, criando a Teologia da Libertação.
B) instituição do Segundo Império, na França, entre 1852 e 1870, por Napoleão III, que liderou a restauração da monarquia absoluta baseada nas relações senhoriais e nas instituições políticas do Antigo Regime.
C) unificação da Itália, em 1871, em consequência da vitória do movimento anarquista, chefiado por Garibaldi, contra os grupos republicanos e as forças militares monarquistas apoiadas pelo papado.
D) ideário socialista, expresso nos movimentos populares que eclodiram na Alemanha em 1848, o qual conduziu à unificação do país, constituindo uma República Federativa presidida por Bismarck.
Resposta

E)
fortalecimento das associações de trabalhadores com a formulação, a partir da Segunda Internacional, reunida em 1889, de um ideário reformista político baseado na social-democracia.

Alguém pode me explicar o questão da social-democracia e como influenciou o socialismo marxista?




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”