História Geral(UFBA-2004 - 1ª Fase) Islamismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jul 2019 11 17:25

(UFBA-2004 - 1ª Fase) Islamismo

Mensagem não lida por danimedrado »

Com base na análise do ma[*]pa e nos conhecimentos sobre aspectos ambientais, conflitos étnicos, políticos, culturais, econômicos e religiosos do mundo islâmico, pode-se afirmar:
Questao.png
Questao.png (198.72 KiB) Exibido 348 vezes
01) O território islâmico localiza-se em sua maior parte no Hemisfério Oriental e ocupa simultaneamente duas posições zonais, o que explica a sua grande heterogeneidade de paisagens.
02) O mundo islâmico detém a maior área contínua do globo submetida à extrema condição de aridez, posicionada no sentido leste-oeste, englobando uma extensa faixa de terras afetadas pela desertificação motivada por processos naturais e antrópicos.
04) O islamismo compreende duas seitas predominantes: a dos xiitas e a dos sunitas, sendo que esses últimos fazem a associação inseparável entre o ideal da fé a da política, como no governo teocrático do deposto presidente Saddam Hussein.
08) A desagregação dos impérios coloniais, reforçada pelo processo de autodeterminação, acirrou os conflitos étnicos separatistas, a exemplo dos curdos, espalhados por países, como a Turquia, o Irã, o Iraque, a Síria e a Armênia.
16) O trabalho de expansão missionária do islã, no mundo contemporâneo, tem sido tarefa de responsabilidade essencialmente feminina, destacando-se o papel de sacerdotistas e monjas.
32) A situação do povo palestino é uma das mais graves e dramáticas do Oriente Médio, pois, desde a fundação do Estado de Israel, eles passaram a viver, sobretudo, na Cisjordânia, em Gaza e no Líbano, além de haver milhares de refugiados vivendo em países árabes vizinhos.
64) A expansão do islã na Indonésia constituiu um processo contínuo, iniciado no século V, na Arábia, e direcionado em primeiro lugar para o Extremo Oriente.

Alguém poderia me auxiliar nessa questão?

Última edição: emanuel9393 (Qua 05 Jul, 2023 11:01). Total de 3 vezes.



Avatar do usuário
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Jul 2023 05 11:36

Re: (UFBA-2004 - 1ª Fase) Islamismo

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Olá! Bom dia!

Questão que aborda aspectos sociais, econômicos e políticos do Império Islâmico. Vamos analisar cada uma das alternativas:

01) Correto. Analisando o mapa, observamos que 69,5% dos muçulmanos estão concentrados no continente asiático. Além disso, estão também distribuídos no continente africano, europeu e até mesmo americano. Isso proporciona uma heterogeneidade de paisagens.

02) Correto. Observa-se no mapa que boa parte do domínio do mundo islâmico está distribuída na região do Magreb, ao norte da áfrica, e também nas regiões da Península Arábica e Oriente Próximo. Essas regiões são marcadas pela aridez e desertificação por processos naturais e antrópicos.

04) Correto. Os Sunitas acreditavam que qualquer seguidor pode ser líder, desde que reúna certas virtudes. Sua crença está baseada no Alcorão, na Sunna (uma espécie de registros do exemplo do profeta), nas normas definidas pelas escolas teológicas e no "consenso" da comunidade islâmica. É o caso do governo de Saddam Hussein (ele inclusive chegou a liderar uma facção de origem sunita e perseguiu os xiitas). Os Xiitas, por sua vez, defendiam que a liderança legítima estaria nas mãos de herdeiros de sangue do profeta Maomé;

08) Correto. Os Curso até hoje lutam pela sua autodeterminação e criação do seu Estado Nacional. Todo esse processo se iniciou com a desagregação dos Impérios Coloniais que ocorreu no Antigo Regime;

16)



As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem UFBA - 2007 Conjuntos Numéricos
    por Deleted User 26516 » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    1410 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem UFBA - Análise.
    por ITAIME » » em Ensino Superior
    0 Respostas
    375 Exibições
    Última msg por ITAIME
  • Nova mensagem Álgebra Vetorial UFBA
    por vanhoff » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    307 Exibições
    Última msg por AnthonyC
  • Nova mensagem Álgebra Vetorial UFBA
    por vanhoff » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    338 Exibições
    Última msg por AnthonyC
  • Nova mensagem Reta - Geometria Analítica (UFBA)
    por vanhoff » » em Ensino Superior
    0 Respostas
    400 Exibições
    Última msg por vanhoff

Voltar para “História Geral”