História GeralFeudalismo e capitalismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jul 2019 11 16:52

Feudalismo e capitalismo

Mensagem não lida por danimedrado »

Com base nos seus conhecimentos sobre a transição do feudalismo para o capitalismo, pode-ser afirmar:

( ) As Cruzadas, na medida em que fortaleceram o poder político e militar dos senhores feudais, passaram a ser elementos de resistência à transição referida.
( ) O desenvolvimento do capital comercial, um dos elementos responsáveis pela desagregação da economia feudal na Baixa Idade Média, beneficiou-se da reunião das grandes feiras que se estabeleciam nos cruzamentos de rotas comerciais.
( ) A instalação do domínio comercial muçulmano, na região do Mediterrâneo Oriental, no período feudal, determinou o nascimento de relações capitalistas iguais às que se desenvolveram na Europa do século XII.
( ) O movimento renascentista, fenômeno inserido no período em questão, impulsionado pelas condições favoráveis das repúblicas italianas, assumiu diferentes feições, a depender da realidade política, econômica, social e cultural das regiões onde se estabeleceu.
( ) A não-ocorrência da acumulação primitiva do capital na Península Ibérica, durante os séculos XV e XVI, explica seu atraso em participar efetivamente do processo de instalação do capitalismo industrial naquela região.

Alguém poderia me auxiliar nessa questão?




Nickds
1 - Trainee
Mensagens: 77
Registrado em: Ter 29 Mai, 2018 19:55
Última visita: 25-03-21
Set 2019 05 00:44

Re: Feudalismo e capitalismo

Mensagem não lida por Nickds »

Nao se preocupe porque realmente foi uma questão pesada.

(F) As Cruzadas, na medida em que fortaleceram o poder político e militar dos senhores feudais, passaram a ser elementos de resistência à transição referida.

Falso porque existe uma relaçao direta entre as Cruzadas e o crescimento de rotas comerciais conquistadas pós-guerras, favorecendo o comercio e o capitalismo, e a burguesia.

(V ) O desenvolvimento do capital comercial, um dos elementos responsáveis pela desagregação da economia feudal na Baixa Idade Média, beneficiou-se da reunião das grandes feiras que se estabeleciam nos cruzamentos de rotas comerciais.

O crescimento de feiras nessas rotas conquistadas após as Cruzadas eh algo característico do capitalismo comercial.

(F ) A instalação do domínio comercial muçulmano, na região do Mediterrâneo Oriental, no período feudal, determinou o nascimento de relações capitalistas iguais às que se desenvolveram na Europa do século XII.

Eu marcaria como falsa. Na Europa, as proporções foram gigantes a ponto de marcar o inicio do capitalismo comercial.

(V) O movimento renascentista, fenômeno inserido no período em questão, impulsionado pelas condições favoráveis das repúblicas italianas, assumiu diferentes feições, a depender da realidade política, econômica, social e cultural das regiões onde se estabeleceu.

Marcaria como verdadeira porque houve fases do renascimento. Portanto, difere-se em períodos (3 fases mais especificamente).

(F) A não-ocorrência da acumulação primitiva do capital na Península Ibérica, durante os séculos XV e XVI, explica seu atraso em participar efetivamente do processo de instalação do capitalismo industrial naquela região.

Falso. Exatamente o contrario, burguesia era tao forte naquela regiao que ela foi a financiadora da guerra que ocasionou na separaçao entre Portugal e os demais países ibéricos.

Última edição: Nickds (Qui 05 Set, 2019 00:45). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Capitalismo
    por RypKai » » em Geografia Humana
    2 Respostas
    253 Exibições
    Última msg por RypKai

Voltar para “História Geral”