História GeralÁfrica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
karlaelysa
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb 01 Jun, 2019 15:45
Última visita: 02-09-19
Jul 2019 11 15:41

África

Mensagem não lida por karlaelysa »

12.jpg
12.jpg (28.13 KiB) Exibido 1385 vezes
Um professor apresentou os mapas ao lado numa aula sobre as implicações da formação das fronteiras no continente africano. Com base na aula e na observação dos mapas, os alunos fizeram três afirmativas:

I - A brutal diferença entre as fronteiras políticas e as fronteiras étnicas no continente africano aponta para a artificialidade em uma divisão com objetivo de atender apenas aos interesses da maior potência capitalista na época da descolonização.
II - As fronteiras políticas jogaram a África em uma situação de constante tensão ao desprezar a diversidade étnica e cultural, acirrando conflitos entre tribos rivais.
III - As fronteiras artificiais criadas no contexto do colonialismo, após os processos de independência, fizeram da África um continente marcado por guerras civis, golpes de estado e conflitos étnicos e religiosos.

É verdadeiro apenas o que se afirma em

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e ) II e III.

A resposta certa é a letra E. Mas por que a afirmativa I está incorreta?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jul 2019 11 16:14

Re: África

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, karlaelysa

Acredito que sejam dois os erros na primeira alternativa. Primeiro, penso que a divisão tenha sido feito para atender aos interesses das potências capitalistas, e não apenas da maior à época. Segundo, a divisão foi feita em um contexto de colonização, e não descolonização africana.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (África do Sul-94)
    por Hollo » » em Olimpíadas
    1 Respostas
    790 Exibições
    Última msg por Ittalo25

Voltar para “História Geral”