História GeralIslamismo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Mai 2019 16 14:12

Islamismo

Mensagem não lida por andrezza »

Protagonizado pelos árabes e liderado por Maomé, surgiu, no século VII, um movimento, simultaneamente religioso e político, que, cedo, mostraria uma força extraordinária: o islamismo. Em sua marcha expansionista, o mundo muçulmano chegou à Europa, tendo permanecido por vários séculos em determinadas áreas da Península Ibérica. Considerando essas informações, explique a origem do caráter político-religioso do islamismo.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 16 14:31

Re: Islamismo

Mensagem não lida por MateusQqMD »

E aí, Andrezza.

Bem, eu não vou me aprofundar muito no assunto porque eu preciso estudar umas coisas minhas aqui, e o tempo está curto.. Vou deixar algo e qualquer coisa você avisa aí, mas já adianto que seria interessante que você pesquisasse um pouco sobre esse assunto, pois ele é relativamente importante.

Antes de Maomé, na Arábia Pré-Islâmica, não havia unidade política e religiosa. Havia uma fragmentação em várias tribos que cultuavam diversos deuses, isto é, eram politeístas. Maomé criou o Islamismo dando origem à unidade política e religiosa aos árabes, sendo que Meca tornou-se o centro dessa nova religião.

Durante a participação de Maomé em caravanas houve o contato com outros povos e religiões e, consequentemente, estes influenciaram a formulação da doutrinação muçulmana. Considera-se que o judaísmo e o cristianismo exerceram fortes influência no islamismo: o estabelecimento do monoteísmo e a presença de um livro sagrado, por exemplo.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder

Voltar para “História Geral”