Página 1 de 1

Calvinismo PUC-SP 2018/1

Enviado: Sex 26 Abr, 2019 22:35
por Vithor
A Reforma Protestante, iniciada em 1517 com Lutero, espalhou-se pela Europa nas décadas seguintes, alimentando revoltas sociais e conflitos políticos. Entre os reformadores, Calvino mostrou-se mais radical em sua crítica ao catolicismo por que:

A negava qualquer tipo de autoridade religiosa, pois afirmava a supremacia absoluta do indivíduo e da sua capacidade de, ao ler a Bíblia, atingir a graça do conhecimento como caminho para a salvação.

B criticava as igrejas nacionais e as lideranças dos reis nos cultos, entendendo que os fiéis atingiriam a salvação por meio de boas obras como a conversão dos pecadores pela pregação da palavra de Deus.

C afirmava a predestinação absoluta dos eleitos de Deus, reconhecíveis por sinais tais como uma vida simples e austera, a frequência ao culto, o trabalho árduo e honesto, e o cuidado com a família.


D indicava que a salvação pela fé poderia ser conseguida também com o uso da razão, e que os fiéis que viveram uma vida santa e celibatária eram modelos a serem discutidos e ensinados nos seminários.


Resposta

C
Por que vida simples? O calvinismo não era a religião que se espalhou pela burguesia justamente por não condenar a riqueza, pois ela seria um fruto de deus? :?:

Re: Calvinismo PUC-SP 2018/1

Enviado: Dom 01 Set, 2019 12:55
por Auto Excluído (ID:12031)
vida simples porque a vida consistia em trabalho (geralmente no campo, sempre lembro dos Amish quando penso no Calvino) e oração. O dinheiro que eles acumulavam era fruto do trabalho árduo e de uma vida de sacrifícios buscando a salvação através do sucesso do trabalho. Mas eu não sou muito bom em história, essa é só minha interpretação

Re: Calvinismo PUC-SP 2018/1

Enviado: Dom 01 Set, 2019 14:00
por Nickds
Isso tem a ver com a ética calvinista que era contra a ostentação, luxo. Pode parecer contraditório para voce porque o calvanismo incentivava a prosperidade financeira, mas era prosperidade financeira dedicada ao trabalho. Portanto, seria uma "vida simples" no sentido de nao ser uma vida com extravagâncias, com coisas muito luxuosas.