História GeralRevolução Americana Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Abr 2019 08 13:23

Revolução Americana

Mensagem não lida por Madu1 »

Por que a Guerra da Independência dos Estados Unidos não pode ser considerada, do ponto de vista político, simplesmente uma guerra anti-colonial?




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 13 14:49

Re: Revolução Americana

Mensagem não lida por Sypru »

Primeiramente, o termo não está equivocado? Não deveria ser "anti-metrópole"? Acredito que o equívoco pode estar aí
Além disso, mesmo se considerarmos que seja uma visão da metrópole sobre as colônicas, o termo "anticolonial" sugere um repulsa. A metrópole não tinha nenhuma repulsa para com as colônias, ela queria, sim, exercer mais domínio e introjetar nelas seus produtos manufaturados e outras especiarias de forma a monopolizar o comércio e fazer das colônias uma grande área de consumo. Entenda que apesar antes mesmo de serem independentes não se consideravam "colônias" e sim estados, ainda que fossem nomeadas como tais. Então, talvez, do ponto de vista político, eles não quisessem um tipo de governo baseado no pacto colonial a partir do momento que eles não se consideravam colônias.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Valdir
Avançado
Mensagens: 129
Registrado em: Dom 17 Jun, 2018 20:19
Última visita: 13-04-21
Out 2019 13 18:12

Re: Revolução Americana

Mensagem não lida por Valdir »

Madu1 escreveu:
Seg 08 Abr, 2019 13:23
Por que a Guerra da Independência dos Estados Unidos não pode ser considerada, do ponto de vista político, simplesmente uma guerra anti-colonial?
Oi, houve uma mudança de regime político, a instauração da república (oposto da monarquia), motivada por leis que eram consideradas intolerantes.
Sypru, oi, então eu não tenho muito conhecimento da indenpendência dos EUA, mas vou fazer um comentário baseado na nossa Constituição.
Seria incosntitucional a União impor tributos somente à alguns Estados em específico, então no ponto de vista da nossa Constituição não poderiam ser considerados Estados. (é um comentário e não uma crítica)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”