História GeralRevolução Industrial

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Abr 2019 07 11:44

Revolução Industrial

Mensagem não lida por Madu1 »

No século XIX, a Revolução Industrial provocou inúmeras mudanças, tais como a imigração de camponeses para a cidade e a alteração nas condições dos trabalhadores que estavam submetidos à burguesia, enfrentando longas jornadas de trabalho. Sobre tal contexto, julgue a validade das proposições a seguir.
I. O Ludismo expressou uma forma de resistência dos trabalhadores ao autoritarismo do patrão e, ao mesmo tempo, caracterizou-se pelas reivindicações por melhores salários e condições de trabalho.
II. O Cartismo representou a busca por participação política dos trabalhadores de forma referendada pelos pontos das cartas, entre os quais se destaca o sufrágio universal e o direito dos operários de participarem do Parlamento.
III. As Revoluções de 1848 consolidaram os interesses da burguesia liberal,representados pela implantação de parlamentos e constituições e pela legitimação política de suas nações, através do nacionalismo e do liberalismo.Assinale a alternativa correta:
A - Apenas as proposições I e II são verdadeiras
B - Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
C - Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
D - Todas as proposições são verdadeiras
Resposta

d
Não consegui entender a questão. O movimento Ludista, quando foi organizado não tinha um objetivo claro e definido, já o Cartismo defendia o sufrágio universal MASCULINO. Alguém pode me explicar?




Avatar do usuário
MitoLógico
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Seg 08 Abr, 2019 23:00
Última visita: 19-06-19
Abr 2019 08 23:06

Re: Revolução Industrial

Mensagem não lida por MitoLógico »

Os ludistas eram também chamados de “Quebradores de Máquinas”, pois se caracterizavam pela invasão das fábricas destruindo os equipamentos existentes como uma forma de protesto contra a situação dos empregados no ambiente de trabalho.

Já o Cartismo, se pronunciava de maneira mais tênue, tendo seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos políticos para o grupo de trabalhadores.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Abr 2019 10 14:13

Re: Revolução Industrial

Mensagem não lida por Madu1 »

Sim, mas quanto a minha pergunta ao final do texto?




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”