História GeralIluminismo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Abr 2019 03 17:46

Iluminismo

Mensagem não lida por Madu1 »

(Pucrj 2015) Em meados do século XVIII, diversas monarquias europeias se modernizaram com base nos ideais iluministas para um programa de reformas que assegurasse uma administração mais racional e eficiente do Estado. Embora afirmassem agir em nome da “maior felicidade dos povos”, estes permaneciam excluídos da tomada de decisões políticas.

Considerando as relações entre a cultura iluminista e as reformas promovidas pelos “soberanos esclarecidos”, analise as afirmativas a seguir.
I. Os soberanos reformadores concentraram seus esforços no desmantelamento de privilégios fiscais e no redimensionamento dos poderes eclesiásticos, como no caso de Frederico II na Prússia e de D. José I e de seu ministro Pombal em Portugal.
II. Os filósofos iluministas forneceram o tema da razão, da boa administração e da pública felicidade aos projetos absolutistas dos monarcas e o da liberdade à oposição antiabsolutista.
III. Os opositores do reformismo monárquico eram juristas e magistrados tradicionalistas, a nobreza fundiária e o alto clero, ameaçados pela dissolução da sociedade de ordens promovida pelos soberanos esclarecidos.

Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta

b
Por que a afirmativa II está correta? Deu a entender que os monarcas permitiam movimentos antiabsolutistas.




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Abr 2019 03 22:55

Re: Iluminismo

Mensagem não lida por Planck »

Olá Madu1,

Primeiramente, a afirmação nos diz que os monarcas utilizaram o tema da razão, da boa administração e da pública felicidade e para oposição antiabsolutista forneceu o tema da liberdade. No entanto, a construção da frase em ordem indireta ficou confusa. Poderia ser reescrita como:

Os projetos absolutistas dos monarcas aproveitaram o tema da razão, da boa administração e da pública felicidade. A oposição antiabsolutista aproveitou do tema da liberdade. Esses temas foram fornecidos pelos iluministas.

Última edição: Planck (Qua 03 Abr, 2019 22:55). Total de 2 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”