História GeralRevolução Francesa Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Mar 2019 16 21:19

Revolução Francesa

Mensagem não lida por Madu1 »

Durante o período do Diretório, fase final da Revolução Francesa, a França – cuja economia estava minada pela inflação, pela especulação e pela corrupção administrativa – estava mergulhada numa grande crise. (…) Diante desse quadro, a burguesia francesa buscou um líder capaz de estabelecer um governo forte e estável, a fim de consolidar sua posição de classe dominante. Foi escolhido Napoleão Bonaparte, jovem general do exército francês que se destacara por seus feitos militares desde a época da Convenção.

PAZZINATO, Alceu & SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea. Editora Ática, 6.ª ed., 1997, p. 129.

Quando Napoleão chegou ao poder, promoveu várias realizações que consolidaram as conquistas da burguesia. Analise as proposições corretas sobre as realizações de Napoleão Bonaparte.

I. Concordata com papa Pio VI, em 1801, estabelecendo a nomeação dos bispos pelo Consulado, a liberdade de culto, o reconhecimento do catolicismo como religião oficial da maioria dos franceses.
II. Código Civil Napoleônico, em 1804, garantindo a igualdade perante a lei, a liberdade individual a propriedade privada e proibindo a organização de sindicatos e greves.
III. Congresso de Viena, determinando que as colônias latino-americanas teriam direito de lutar pela independência política e econômica.
IV. Concordata de Worms, que reorganizou o ensino por meio da implantação de escolas primárias e de nível superior, controladas diretamente pelo Estado.

Assinale

a) se somente III e IV forem corretas.
b) se somente I e III forem corretas.
c) se somente I for correta.
d) se somente I e II forem corretas.
e) se I, II, III e IV forem corretas.
Resposta

d
Não entendi por que a afirmativa I é correta. Quando Napoleão chegou ao poder ele estabeleceu "acordos" com a Igreja, entretanto o Estado continuou laico, não?




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Abr 2019 04 22:59

Re: Revolução Francesa

Mensagem não lida por Planck »

Olá Madu1,
Quando Napoleão chegou ao poder ele estabeleceu "acordos" com a Igreja, entretanto o Estado continuou laico, não?
Antes de tudo, sabe-se que também haviam Protestantes na França. Posto isso, a Concordata estabelecia que o Catolicismo seria "a religião da grande maioria dos franceses", porém não a religião oficial do Estado, justamente em respeito ao Protestantismo. A afirmativa foi semanticamente carregada ao usar o termo "oficial", pois traduz o a ideia de que a religião do Estado tornou-se o Catolicismo. Isso poderia gerar contestação do gabarito.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Concordata_de_1801




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”