História GeralCríticas de Frei Caneca

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
IGFX
Veterano
Mensagens: 275
Registrado em: Qua 29 Mar, 2017 00:50
Última visita: 08-05-21
Jun 2018 30 14:47

Críticas de Frei Caneca

Mensagem não lida por IGFX »

Sua Majestade está tão persuadido, que a única atribuição que tem sobre os povos é esta do poder da força, a que chamam outros de a última razão do Estado,que nos manda jurar o projeto com um bloqueio à vista,fazendo-nos todas as hostilidades.
--
O texto reproduz as ideias críticas de Frei Caneca ao Poder Moderador, após a imposição da Constituição de 1824 pelo monarca Pedro I. Tais palavras justificavam as ações empreendidas pela elite nordestina,que concebia essas práticas como parte de uma

a) atitude revanchista e autônoma.
b) estratégia conservadora e legalista.
c) manobra utilitária e xenófoba.
d) política emancipatória e separatista.
e) proposta democrática e inclusiva.
Resposta

D




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 13 00:12

Re: Críticas de Frei Caneca

Mensagem não lida por Sypru »

É preciso ter uma correta interpretação das ideias expostas de Frei. É possível notar que há duras críticas a essa "poder da força" e, no final, é possível notar que a região nordestina sofre com um incipiente bloqueia, com possíveis hostilidades.
Além dessa interpretação correta, deve-se rememorar que as elites nordestinas desde os primórdios buscavam independência e eram contrários a um governo central o qual poderiam tomar-lhe o poder regional que ali mesmo impunham. A partir desse conhecimento prévio, é possível inferir que tais palavras de Frei contrárias ao Poder Modernador do monarca e os receios de possíveis retalhações e de mitigações de sua jurisprudência regional, são justificativas para práticas durante o período joanino de políticas emancipatórias e separatistas (querendo, de fato, a independência daquela região).



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder

Voltar para “História Geral”