História GeralUFPR - 1° Guerra

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
GustavoO
sênior
Mensagens: 35
Registrado em: Dom 30 Jan, 2022 16:51
Última visita: 05-04-22
Fev 2022 02 12:28

UFPR - 1° Guerra

Mensagem não lida por GustavoO »

“A Grande Guerra Mundial de 1939 a 1945 estava umbilicalmente ligada à Grande Guerra de 1914–1918. [...] Estes dois conflitos constituíram nada menos que a Guerra dos Trinta Anos da crise geral do século XX. [...] A Grande Guerra de 1914, ou a fase primeira e protogênica dessa crise geral, foi uma conseqüência da remobilização contemporânea dos anciens regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. [...] Após 1918–1919 as forças da permanência se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para a retomada da guerra total em 1939.”

(MAYER, Arno. A força da tradição: a persistência do Antigo Regime. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 13–14.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período, é correto afirmar:

a) A imobilização dos exércitos na chamada ‘guerra de trincheiras’, característica da I Guerra Mundial, foi atribuída ao desequilíbrio econômico dos principais países envolvidos na disputa, já que a unificação tardia da Alemanha impossibilitou um desenvolvimento capaz de fazer frente ao poderio da Inglaterra e da França.

b) No episódio da I Grande Guerra Mundial, a identificação de elementos sociais oriundos do Antigo Regime destaca a importância da tensão constante entre o potencial para as transformações e a força das permanências na análise dos acontecimentos históricos.

c) As organizações de militantes fascistas e nazistas, surgidas no contexto dos anos entre-guerras, tinham por base uma concepção aristocrática de mundo herdada do ancien régime, caracterizando-se assim mais como forças da antiga ordem do que como resultado da modernidade capitalista.

d) A retomada da guerra total, em 1939, foi marcada por uma mudança radical no cenário econômico internacional, pois, ao contrário das disputas imperialistas que antecederam o conflito na I Guerra Mundial, a Europa beneficiou-se amplamente da Grande Depressão que atingiu os Estados Unidos da América.

e) É fundamental reconhecer o fracasso do socialismo e da social-democracia a partir da emergência do nazi-fascismo, o que explica a inequívoca opção do movimento trabalhista internacional pelas forças partidárias da denominada antiga ordem, sobretudo nos anos que sucederam as duas Grandes Guerras Mundiais.

Gabarito:
Resposta

B
Alguém poderia dissertar sobre alternativas (principalmente a C e E)?




Avatar do usuário
jedibli
1 - Trainee
Mensagens: 53
Registrado em: Qui 02 Jul, 2020 11:14
Última visita: 08-08-23
Fev 2022 21 23:32

Re: UFPR - 1° Guerra

Mensagem não lida por jedibli »

Boa noite GustavoO !!!

a A está errada pois a Alemanha conseguiu fazer frente o poderio bélico da França e Inglaterra, foi uma disputa acirrada.

a C está errada pois o fascismo e nazismo só foram possibilitados pela ascensão do capitalismo, o qual permitiu que ideais étnicos e ufanistas fossem propagados muito mais facilmente e rapidamente por meio dos meios de comunicação.

a D está errada pois a Europa já dependia muito das trocas comerciais com os EUA, e a queda desse país desabasteceu e impactou fortemente a economia europeia. (fato que potencializou o discurso nazista)

a E está errada pois o termo social-democracia é novo e NÃO ERA aplicado durante o início e meio do século XX, sendo um anacronismo. Além disso, é estranho afirmar que o socialismo recorreu "pelas forças partidárias da denominada antiga ordem,", a antiga ordem era monárquica aristocrática, sem pé nem cabeça.

Assim, por exclusão a B é a certa.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”