História GeralUFPR - Colonização da América

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
GustavoO
sênior
Mensagens: 35
Registrado em: Dom 30 Jan, 2022 16:51
Última visita: 05-04-22
Fev 2022 01 10:39

UFPR - Colonização da América

Mensagem não lida por GustavoO »

"O que podia acontecer a estes bárbaros mais conveniente ou mais saudável do que serem submetidos ao domínio daqueles cuja prudência, virtude e religião os converterão de bárbaros, tais que mal mereciam o nome de seres humanos, em homens civilizados o quanto podem ser, de facinorosos em probos, de ímpios e servos do demônio em cristãos e cultores da verdadeira religião? [...] E se recusarem o nosso domínio poderão ser coagidos pelas armas a aceitá-lo, e esta guerra será, como acima declaramos com autoridade de grandes filósofos e teólogos, justa pela lei da natureza, muito mais ainda do que a que fizeram os romanos para submeter a seu império todas as demais nações, assim como é melhor e mais certa a religião cristã do que a antiga dos romanos, sendo maior o que em engenho, prudência, humanidade, fortaleza de alma e de corpo e toda virtude os espanhóis fazem a estes homúnculos do que os antigos romanos faziam às outras nações." (As justas causas de guerra contra os índios, segundo o tratado de Demócrates Alter, de Juan Ginés de Sepúlveda. In: SUESS, Paul (coord.). "A conquista espiritual da América Espanhola". Petrópolis: Vozes, 1992, p. 534-535.)



Com base no texto e nos conhecimentos sobre a conquista da América, é correto afirmar que Juan Ginés de Sepúlveda:



a) ficou ao lado de Bartolomé de Las Casas na defesa dos índios da América, adotando uma posição fundada na teoria da desigualdade natural dos homens, que afirmava ser injusto os povos superiores escravizarem os inferiores.



b) criticou o expansionismo espanhol na América com base na teologia cristã, que afirmava ser a escravidão um pequeno preço a pagar diante dos benefícios da inserção do indígena na civilização européia e, portanto, na comunidade cristã.



c) traçou as diretrizes gerais do Estado espanhol em relação à política indigenista na América, na medida em que defendia a idéia de que caberia à Igreja Católica, sob a supervisão da Coroa, promover a conversão dos conquistados para a religião cristã.



d) defendeu a tese de que a Coroa Espanhola deveria estabelecer uma política centralizada em relação à conversão dos indígenas americanos, pois ficou incomodado com as narrativas das atrocidades cometidas pelos conquistadores espanhóis em relação aos incas e astecas.



e) foi um representante do renascimento ibérico, na medida em que combina em seu pensamento elementos da teologia cristã e da filosofia da antiguidade greco-romana, dentre eles a idéia de guerra justa, justificando assim o domínio espanhol na América.



Gabarito:
Resposta

E

Qual o erro da letra C? Achei ela praticamente igual à alternativa correta




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem UFPR 2020 física help!!
    por Erivaldo » » em Física I
    1 Respostas
    1740 Exibições
    Última msg por careca
  • Nova mensagem UFPR (2020) - Trajetória em superfície de cubo
    por matjevs » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    1455 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem UFPR (2020) - Trajetória em superfície de cubo
    por matjevs » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    714 Exibições
    Última msg por JohnnyEN
  • Nova mensagem (UFPR) - equilíbrio químico
    por Mariana0423 » » em Química Geral
    1 Respostas
    697 Exibições
    Última msg por joaopcarv
  • Nova mensagem (UFPR - 2021) Geometria Espacial
    por MORANGA » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    650 Exibições
    Última msg por lookez

Voltar para “História Geral”