História Geral(UFC) Grécia Antiga

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Carolinethz
Veterano
Mensagens: 292
Registrado em: Dom 27 Set, 2015 15:30
Última visita: 06-09-22
Jan 2022 22 08:10

(UFC) Grécia Antiga

Mensagem não lida por Carolinethz »

(UFC) - “Na cidade grega antiga, ser cidadão não significava apenas fazer parte de uma entidade ‘nacional’, mas também participar numa vida comum.” - MOSSÉ, Claude. O cidadão na Grécia antiga. Lisboa: Edições 70, 1999, p. 51.

Tomando por base a afirmativa acima, pode-se compreender corretamente que a vida na polis, para o cidadão, significava:
a) romper com a religião e os mitos e adotar o modo de vida proposto pelos filósofos, o de disseminar a filosofia e a democracia para todas as cidades-estados gregas.
b) realizar o ideal grego de unificação política, militar, geográfica, econômica, religiosa e cultural de todas as cidades-estados e assim suprimir as tiranias e as oligarquias.
c) exercer obrigatoriamente uma magistratura ao longo da vida, pois o aprendizado político por todos representava a garantia do bem-estar social e da manutenção da democracia.
d) formar um corpo de súditos cujas decisões políticas se orientavam para a manutenção do poder econômico e religioso das famílias detentoras de frotas que comercializavam pelo Mediterrâneo.
e) integrar uma comunidade que visava ao seu bem comum por meio de decisões políticas, da adoção de uma defesa militar e de práticas religiosas que buscavam benefícios e proteção dos deuses da cidade.
Resposta

Letra B
Eu encontrei essa resposta no meu gabarito, mas ao procurar entender o pq a E estava errada, eu encontrei alguns gabaritos como letra E. Poderiam me ajudar a encontrar a correta e explicar a diferença entre a B e a E ? As outras eu entendi o pq de estarem erradas.
Obrigada!




Avatar do usuário
jedibli
1 - Trainee
Mensagens: 53
Registrado em: Qui 02 Jul, 2020 11:14
Última visita: 08-08-23
Jan 2022 24 21:17

Re: (UFC) Grécia Antiga

Mensagem não lida por jedibli »

oie Carolinethz !!!!
Acho que a B está errada pois os gregos não tinham a unificação como um ideal/ objetivo a ser alcançado, a gente usa taxativamente a expressão "gregos" mas cada cidade-estado tinha muitas peculiaridades e disparidades em relação às outras, um exemplo disso foi a guerra entre Esparta e Atenas pela supremacia regional, a Guerra do Peloponeso.
Acho que a E está certa pois traz essa visão mais comunitária da tomada de decisões na Grécia, mesmo que fosse aplicada a apenas um grupo pequeno de pessoas (homens livres, nascidos ali e com posses.)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Logaritmos/UFC-CE
    por Harison » » em Pré-Vestibular
    3 Respostas
    751 Exibições
    Última msg por NathanMoreira
  • Nova mensagem Função logarítmica/UFC-CE
    por Harison » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    672 Exibições
    Última msg por NathanMoreira
  • Nova mensagem (UFC) Matriz inversa
    por Deleted User 23699 » » em Pré-Vestibular
    0 Respostas
    709 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (UFC-CE) Ordem de Grandeza
    por Deleted User 27150 » » em Física I
    1 Respostas
    2955 Exibições
    Última msg por AlexandreHDK
  • Nova mensagem UFC-CE Gases perfeitos
    por Deb » » em Física II
    1 Respostas
    655 Exibições
    Última msg por joaopcarv

Voltar para “História Geral”