História GeralOlavo Bilac - Gilberto Freyre Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
dudaah
Junior
Mensagens: 18
Registrado em: Ter 14 Mar, 2017 21:54
Última visita: 31-01-22
Out 2019 31 17:45

Olavo Bilac - Gilberto Freyre

Mensagem não lida por dudaah »

Questão Poliedro
Screen Shot 2019-10-31 at 18.20.17.png
Screen Shot 2019-10-31 at 18.20.17.png (361.17 KiB) Exibido 1547 vezes
A redenção de Cam é uma pintura realizada pelo pintor espanhol Modesto Brocos, em 1895. A cena retratada foi assim definida pelo brasileiro Olavo Bilac: "Vede a aurora-criança, como sorri e fulgura, no colo da mulata - aurora
filha do dilúvio, neta da noite. Cam está redimido! Está gorada a praga de Noé!"
Sobre a obra apresentada, diz-se que ela

A) retratou as relações cordiais entre negros e brancos, exemplo da noção de democracia racial, como exposta por Gilberto Freyre.
B) mostrou a perversidade do homem branco, posiciona do de modo cínico à direita do quadro, exemplificando o racismo cordial expresso por Florestan Fernandes.
C) exibiu uma noção de patrimonialismo tal qual abordada por Sérgio Buarque de Holanda, uma vez que mostra a promiscuidade na relação público-privado
D) expressou a opinião de grandes juristas e médicos brasileiros, a exemplo de Renato Khel e Nina Rodrigues, como uma obra que aborda o "branqueamento" do país
E) criticou o eurocentrismo e o darwinismo social de Herbert Spencer, uma vez que destacou as mulheres negras e pardas
Resposta

A resposta é letra D. Eu queria saber como eu chegaria até ela

Última edição: caju (Qui 31 Out, 2019 18:20). Total de 1 vez.
Razão: retirar o enunciado da imagem.



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Out 2019 31 22:58

Re: Olavo Bilac - Gilberto Freyre

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, dudaah

Eu poderia comentar essa questão, mas há uma análise minuciosa em vídeo do professor Rodolfo no canal "História Online" (youtube), então prefiro deixar como sugestão que você veja o vídeo. Certamente sua dúvida será sanada.

DIÁRIO DO ENEM - Episódio 20: a tese do branqueamento

Qlq dúvida você pode mandar aqui no tópico.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder

Voltar para “História Geral”