História GeralRevolução Francesa Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Fev 2019 16 09:58

Revolução Francesa

Mensagem não lida por Madu1 »

(UFF/RJ) A Revolução Francesa foi obra coletiva com a participação de todos os setores da sociedade francesa, de nobres a camponeses, passando por burgueses e operários. Essa dimensão coletiva também esteve presente nas idéias que deram base à revolução, como o Iluminismo, sistema de pensamento oriundo das reflexões dos intelectuais franceses. Esses dois aspectos estão presentes numa obra que junta todos os conhecimentos novos, práticos e teóricos. Assinale a alternativa que indica a obra que denota o caráter renovador da Revolução Francesa.
A - A Enciclopédia dirigida por Voltaire e Rousseau, que estabelecia as regras de organização da nova sociedade francesa, com destaque especial para o elogio aos modos de vida da nobreza, no que diz respeito à educação e aos costumes refinados.
B - A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que anunciava a possibilidade da revolução resultar de um acordo entre os filósofos das Luzes e o Antigo Regime, com o intuito de manter a ordem nos campos e nas cidades.
C - A Declaração Civil do Clero, que cortava radicalmente as ligações com o feudalismo e introduzia um novo estatuto para os trabalhadores rurais, garantindo-lhes a propriedade das terras da nobreza.
D - A Enciclopédia dirigida por Diderot e D'Alembert, que condensava todas as novas visões sobre o mundo, o homem e a sociedade. Servia de guia para a oposição aos valores do Antigo Regime.
E - A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que preconizava a manutenção da autoridade da nobreza sobre todas as terras da França e dos burgueses sobre as cidades, dividindo o território em duas grandes partes para manter os ideais da Revolução.
Resposta

d
A Enciclopédia não se desenvolveu durante o Iluminismo?

Última edição: caju (Sáb 16 Fev, 2019 09:59). Total de 1 vez.
Razão: retirar caps lock do título.



teixeira1804
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: Ter 19 Fev, 2019 12:10
Última visita: 15-05-19
Fev 2019 25 15:04

Re: Revolução Francesa

Mensagem não lida por teixeira1804 »

Sim , por isso a alternativa D está correta, na alternativa A está afirmando que ela foi dirigida por Voltaire e Rousseau , o que está incorreto. A Enciclopédia foi dirigida por D`Alembert e escrita por Diderot, a qual serviu de inspiração para a Rev. Francesa.




teixeira1804
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: Ter 19 Fev, 2019 12:10
Última visita: 15-05-19
Fev 2019 25 15:08

Re: Revolução Francesa

Mensagem não lida por teixeira1804 »

O Iluminismo ocorreu durante os séculos XVII e XVIII,ou seja, antes da Revolução Francesa, e como a questão afirma, o iluminismo serviu de base à revolução.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”