Geografia FísicaMovimentação no Espaço

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
varpw
Junior
Mensagens: 10
Registrado em: Qui 01 Ago, 2019 17:09
Última visita: 23-10-23
Jan 2021 28 11:43

Movimentação no Espaço

Mensagem não lida por varpw »

Como a terra e o sistema solar se movimentam no espaço?

Como a terra fica no espaço? O norte e sul são bem definidos ou isso é uma convenção? Tentei procurar exemplos com vídeos no youtube, mas todo mundo só fala de rotação e translação. Não é isso que eu quero saber.

Quando a terra gira ao redor do sol, ela por acaso inverte norte e sul repetidamente? Estou falando de girar sem um ponto definido. Nos modelos disponibilizados, só é mostrado que ela para em relação a norte e sul e fica girando apenas no sentido anti-horário, é só assim que ela gira?

Se eu pegar o mapa mundi e inverter sua posição, colocando-o de cabeça para baixo, eu ainda assim teria um mapa preciso da terra no espaço?

Como o sistema solar se movimenta pela galáxia? Este modelo é correto? https://www.youtube.com/watch?v=0jHsq36_NTU

Última edição: MateusQqMD (Qui 28 Jan, 2021 11:51). Total de 1 vez.
Razão: retirar pergunta do título (regra 4).



Avatar do usuário
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 17-03-24
Jan 2021 28 12:18

Re: Movimentação no Espaço

Mensagem não lida por LucasPinafi »

Não! Isso iria inverter os polos magnéticos, o que ocasionaria uma série de erros nos sistemas de comunicações. A Terra gira ao redor de um eixo (é isso que ocasiona a passagem dos dias) ao passo que o movimento ao redor do Sol é a contagem do ano.
É importante lembrar que no espaço o conceito de Norte ou Sul é puramente arbitrário. Não tem como saber qual é a parte de cima ou de baixo do planeta, isso é apenas convencionado.
O Sol se movimenta ao redor do centro da galáxia, em uma trajetória aproximadamente circular. Acredita-se que no centro de nossa galáxia exista um buraco negro bastante massivo, então estamos basicamente sobre a atração gravitacional desse buraco negro. Quando o sol se movimenta, ele leva os demais astros do sistema solar com ele. Para um observador no Sol, os movimentos de qualquer astro irá seguir as três leis de Kepler, ou seja, trajetória elíptica com o Sol ocupando um dos centros do foco. Para um observador em uma estrela distante, os movimentos dos planetas serão bem mais complicados, como mostrado no vídeo; serão uma composição de movimentos, o que formará uma espécie de hélice..



Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Física”