Geografia FísicaGeografia(Fuvest)-Nordeste Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
olhaavista
Elite
Mensagens: 165
Registrado em: Seg 03 Ago, 2020 22:02
Última visita: 02-11-23
Set 2020 27 12:44

Geografia(Fuvest)-Nordeste

Mensagem não lida por olhaavista »

A região do médio Vale do São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco, tem sido, desde a década de 1980, uma das mais importantes zonas agrícolas fruticultoras, no País. Por exemplo, o total da produção dos municípios de Juazeiro, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Curuçá ultrapassa 550.000 toneladas anuais, sendo que destas, as produções de uva e manga são as principais.
IBGE, Pesquisa Agrícola Municipal , 2005.

Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, identifique a predominância das características do clima, do solo e do manejo agrícola responsáveis pela excelente produtividade da região nele mencionada.

A-Curtos períodos de estiagem no inverno, com chuva bem distribuídas nas demais estações do ano, solos bem drenados e práticas de terraceamento.
B-Prolongados períodos de estiagem no verão, com chuvas concentradas no inverno, solos ricos em nutrientes e práticas eficientes de irrigação.
C-Prolongados períodos de estiagem no verão, com chuvas concentradas no inverno, solos bem drenados e extensas áreas de adubação orgânica.
D-Curtos períodos de estiagem no inverno, com chuvas bem distribuídas nas demais estações do ano, solos aluviais e extensas áreas com adubação orgânica.
E-Ausência de períodos de estiagem, com chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano, solos ricos em nutrientes e práticas de terraceamento.
Resposta

B
A FUVEST anulou a questão e eu queria saber o porque

Última edição: olhaavista (Dom 27 Set, 2020 12:44). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Nov 2020 27 23:32

Re: Geografia(Fuvest)-Nordeste

Mensagem não lida por Planck »

Olá, olhaavista.

Aqui há uma análise sobre a anulação: https://guiadoestudante.abril.com.br/un ... eira-fase/. Destaco o seguinte trecho:
[...]"O primeiro é em relação ao regime de chuvas: a alternativa considerada correta diz que elas são concentradas no inverno, mas a característica do clima semiárido é a má distribuição das chuvas e, mesmo assim, elas coincidem mais com o outono. O segundo problema é a questão do solo: a Embrapa o considera de fertilidade moderada e não rico, e diz ainda que eles precisam de correção. A agricultura de Petrolina depende de uma irrigação bastante desenvolvida, por exemplo”.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Física”