Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Geografia FísicaLaterização

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
medamanda
sênior
Mensagens: 42
Registrado em: 27 Abr 2020, 12:14
Última visita: 03-02-21
Ago 2020 02 11:39

Laterização

Mensagem não lida por medamanda »

Como o desmatamento e a retirada da vegetação do solo pode ser uma causa da laterização? Pra mim, a laterização era causada pela intensa pluviosidade (intemperismo químico) que infiltra no solo e leva os nutrientes superficiais para as camadas mais profundas do solo, fazendo com que o solo superficial fique pouco fértil e com um acúmulo de óxidos de ferro e alumínio. O desmatamento, no meu ponto de vista, causa justamente o oposto, por reduzir a cobertura vegetal, diminui a infiltração do solo e aumenta o escoamento superficial (intemperismo físico), fazendo com que os nutrientes sejam carreados e "lavados" do solo (lixiviação), não se acumulando nas camadas mais profundas.

Responder

Voltar para “Geografia Física”