Geografia Física(UFU-2010) Bacia hidrográfica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Jun 2020 05 10:07

(UFU-2010) Bacia hidrográfica

Mensagem não lida por joãofw »

O crescimento econômico e populacional no Brasil vem repercutindo diretamente na demanda energética, levando o
Governo Federal a financiar construções de barragens para geração de energia elétrica em várias bacias hidrográficas
brasileiras. Essa modalidade de produção de energia chegou ao ponto de levar algumas bacias hidrográficas a serem
tomadas, quase que totalmente por lagos, como o caso do Rio Iguaçú, afluente do rio Paraná, exposto na figura abaixo,
repercutindo em extensas modificações nos processos físico-químicos e biológicos dos rios.
GEO.png
GEO.png (128.37 KiB) Exibido 1786 vezes
Fonte: BRAGA, B.; REBOLSAS, A. C.; TUNDISI, J.G. Águas doces no Brasil. São Paulo: Escrituras, 2006.
São características dos processos de transformação por que passam esses rios, EXCETO:

A) Alterações no sistema de reprodução de peixes e na fauna e flora das áreas de inundação, causadas pelas modificações
no regime hidrológico, na vazão, bem como na migração dos peixes.
B) Alteração no regime hidrológico, tendo como fator positivo o controle de grandes cheias no rio durante o período
chuvoso que atinge, principalmente, as populações ribeirinhas.
C) Modificações nos ciclos biogeoquímicos, como retenção de fósforo nas represas, causada pela precipitação do
fosfato férrico que, somado à anulação da reoxigenação, pode desencadear o processo de eutrofização.
D) Aumento na retenção de sedimentos nos reservatórios a jusante, interferindo nos ciclos biogeoquímicos e na qualidade
da água.
Resposta

d
Bom dia pessoal, fiquei "bugado" com essa questão.




Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Jun 2020 09 17:57

Re: (UFU-2010) Bacia hidrográfica

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Olá! Para entender essa questão é necessário uma análise minuciosa da imagem, conhecimento prévio do ciclo do fósforo e o papel dele na eutrofização, conhecer o que é eutrofização, entender a influência antrópica no ambiente e todo conhecimento que julgar pertinente para a correta resolução do exercício.

Lembrando que o enunciado pede uma característica que não diz respeito ao "processo de transformação porque passam esses rios", ou seja, os rios que são afetados pela construção de barragens e formação de lagos para a geração de energia hidrelétrica. Vamos entender agora quesito por quesito:

a) No momento que se instalam barragens irá ocorrer alteração no regime hidrológico do rio, ou seja, na disponibilidade de água do corpo d'água. Por isso se afetará a migração dos peixes e sua reprodução, além de afetar a fauna e a flora das áreas alagadas. Muitos seres aquáticos infelizmente podem vir a ficarem presos nos grandes lagos, onde não há tantos nutrientes disponíveis.

b) Como dito no item anterior irá ocorrer alteração no regime de disponibilidade de água. O fator positivo é realmente real, considerando de forma específica a situação em que vivem populações ribeirinhas, na beira dos rios e sujeitas às cheias.

c) Neste quesito é que se deve ter conhecimento do ciclo do fósforo e o papel dele na eutrofização. Veja que, em reservatórios como o apresentado irá ocorrer o acúmulo de fósforo na forma de fosfato férrico (o fósforo pode se ligar a outras substâncias também). No momento que há acúmulo de fósforo irá ocorrer a proliferação de cianobactérias, bactérias aeróbicas e algas. As cianobactérias e as algas irão realizar fotossíntese, por isso elas ficam na superfície do reservatório, desse modo possuem maior disponibilidade de luz, o que irá impedir o desenvolvimento de organismos fotossintetizantes mais ao fundo do reservatório, pois lá acaba chegando nenhuma ou pouquíssima luz, afetando a disponibilidade de oxigênio. Junto com essa falta de luz abaixo da superfície teremos bactérias aeróbicas que se desenvolveram aos montes e consumirão o oxigênio que resta ao fundo, gerando eutrofização do ambiente.

d) Observe a imagem. Perceba que os reservatórios mais ao topo (a esquerda da imagem), são mais fundos. Logo, ali ocorrerá maior acúmulo de sedimentos ao fundo afetando principalmente a capacidade de armazenamento do reservatório e provocando enchentes a montante. A água que desce para os outros reservatórios não desce com tantos sedimentos em relação a quantidade que fica no fundo do reservatório, logo o aumento de sedimentos ocorre nos reservatórios a montante, o que ocorrerá a jusante é a erosão dos lagos abaixo, afetando as rochas das paredes. Essa erosão é chamada de cavitação, pois ela ocorre devido a grande velocidade de fluxo, nesse caso da água que desce por causa do acúmulo de sedimentos nos reservatórios a montante que provocará a diminuição da capacidade desses reservatórios, provocando um "transbordamento" de grande quantidade de líquido. O acúmulo de sedimentos afeta também os ciclos biogeoquímicos e a qualidade da água, mas ele ocorre nos reservatórios a montante e não a jusante.

Logo a letra D se apresenta de forma errada, invertendo os fatores. É algo que ocorre sim, mas a montante e não a jusante.

Espero ter ajudado.

Fontes: COSTA BARBOSA, J. M.; RODRIGUES PINTO, M.; HOLANDA DE CASTRO, M. A. (2014). XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.

RODRIGUES ARAUJO, DANIELA. (2016). Eutrofização em reservatórios - Estudo do caso: Reservatórios de Rio Bonito e Suíça (ES). Dissertação de mestrado - Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Vitória-ES.

ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Superintendência de Estudos e Informações Hidrológicas. Guia de Avaliação de Assoreamento de Reservatórios, Brasília-DF (2000)

BRAGA, B.; REBOLSAS, A. C.; TUNDISI, J.G. Águas doces no Brasil. São Paulo: Escrituras, 2006.

https://brasil.elpais.com/ciencia/2019- ... genio.html

https://www.google.com/amp/s/m.mundoedu ... izacao.htm

https://www.google.com/amp/s/www.todama ... sforo/amp/



Pulvis sumus

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Jun 2020 09 20:47

Re: (UFU-2010) Bacia hidrográfica

Mensagem não lida por joãofw »

Cara, sensacional sua resposta. Bem detalhada, meus parabéns. Agora, como eu sei que os reservatórios ao topo são mais fundos? Outra coisa, a tendência do rio é possuir menor velocidade na foz, certo? Então predominaria a sedimentação na foz e não a erosão. O que acha?



Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Jun 2020 10 01:10

Re: (UFU-2010) Bacia hidrográfica

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Ótimas perguntas, joãofw, vou respondê-las:

1- A própria imagem mostra que os reservatórios do topo são mais profundos, perceba bem a diferença de profundidade entre o primeiro reservatório da esquerda e último lá na ponta direita. Os reservatórios do topo acabam sendo mais profundos para buscar aproveitar toda a energia potencial gravitacional que existe que irá gerar energia elétrica, por isso acumular mais água no topo será mais viável e irá gerar mais energia elétrica.

2- Vejamos o enunciado: "São características dos processos de transformação porque passam esse rios, EXCETO:", ou seja nós estamos trabalhando aqui com transformações que esse rios sofrem. Como vai ocorrer um grande acúmulo de água nos reservatórios a montante e juntamente um acúmulo de sedimentos no fundo desses reservatórios, o que vai acontecer é que um grande fluxo de água vai descer quando esses reservatórios a montante forem abertos, um fluxo que normalmente não ocorre quando o rio corre sem empecilhos. Veja bem, temos uma grande quantidade de água represada no topo, com grande energia potencial gravitacional, o que ocorrerá quando as comportas forem abertas e essa grande massa de água que estava com grande energia potencial gravitacional converter tudo em energia cinética? Oras, um grande fluxo, com uma velocidade muito grande. Essa grande quantidade de energia cinética não vai existir em um rio que segue seu fluxo sem empecilhos, pois neste caso não haverá fluxo impedido que vai comportar uma grande quantidade de energia potencial gravitacional. Então de fato, em casos normais essa erosão não ocorrerá, mas estamos tratando aqui de transformações que os rios sofrem devido aos sistemas de reservatórios. Para finalizar: rio represado gera grande quantidade de energia potencial gravitacional acumulada, essa grande quantidade se transformará em uma enorme quantidade de energia cinética quando as comportas abrirem, gerando uma grande velocidade de fluxo, causando erosão por cavitação.


Pulvis sumus

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Jun 2020 10 07:25

Re: (UFU-2010) Bacia hidrográfica

Mensagem não lida por joãofw »

Holanda1427, Agora entendi perfeitamente! Muito obrigado mesmo. Abraços




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Física”