Geografia FísicaTopografia - Blocos Diagrama Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
JW7BR
Elite
Mensagens: 169
Registrado em: Sex 06 Mar, 2020 19:28
Última visita: 18-01-24
Mar 2020 31 12:38

Topografia - Blocos Diagrama

Mensagem não lida por JW7BR »

Analise o seguinte mapa topográfico, em que estão representados, por meio de curvas de
nível, elementos do relevo de um trecho do território brasileiro
Screenshot_3.png
Screenshot_3.png (194.68 KiB) Exibido 1450 vezes
A partir dessa análise e de outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar
que, no mapa, a porção
A) meridional é aquela que, por sua declividade pouco acentuada, revela potencial para
implantação de arruamentos e edificações.
B) nordeste, sobretudo naquela larga faixa situada abaixo dos 600 metros de altitude, se
caracteriza pela ausência de risco à inundação.
C) noroeste é aquela que apresenta potencial para o uso agrícola, com destaque para os
cultivos anuais que empregam mecanização.
D) sudoeste é aquela para a qual convergem os principais fluxos hídricos, constituindo o
nível de base regional do trecho retratado
Resposta

a
Alguem poderia me ajudara justificar a letra d) dessa questão? (porque ela está errada),
Além disso, alguem saberia me indicar uma fonte para que eu pudesse estudar sobre esse assunto, mais
especificamente sobre essas questões de topografia e blocos diagrama que tem uma imagem e pede
pra identificar algumas coisas em cima dela?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mar 2020 31 12:59

Re: Topografia - Blocos Diagrama

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, JW7BR.

Irei justificar cada item e qlq dúvida você manda aqui no tópico.

a) Verdadeiro. As curvas de nível mais distantes entre si indicam que o declive dessa região não é acentuado, o que favorece construções.

b) Falso. O rio está presente justamente nessa região, portanto, há risco de inundações.

c) Falso. Pode até haver potencial agrícola, mas não com mecanização, pois o terreno é muito íngreme e dificulta a utilização de máquinas (o ideal seria o plano).

d) Falso. A região sudoeste possui curvas de nível entre duas curvas retratadas na imagem: a de 700 m (noroeste) e a de 600 m (meio), logo, sua altimetria é maior que a do rio, de maneira que os fluxos hídricos não convergem para o sudoeste.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Física”