Geografia FísicaModernização Rural Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 23 18:58

Modernização Rural

Mensagem não lida por zwe »

A modernização da agricultura brasileira ocorreu a partir dos anos 60, quando se iniciou uma fase de transição entre o modelo tradicional e extensivo e o modelo moderno e intensivo. Não é fator decorrente da modernização agrícola no Brasil:

a) a obtenção da mais valia do produto agregado, através do beneficiamento feito pela agroindústria.
b) o uso intensivo de insumos produzidos com tecnologia nacional, necessários à melhoria da qualidade ambiental, restringindo as importações de "know how" no setor.
c) o aumento do controle e gestão das unidades produtoras, para alcançar maior produtividade e rentabilidade.
d) a aplicação intensiva do capital, combinando agricultura, serviços industriais e aprimoramento técnico e mecânico do manejo.
Resposta

A
Alguém poderia me explicar essa questão....
Eu tinha marcado a letra B em razão de ter mencionado que os insumos são produzidos com tecnologia nacional.
Gostaria de um esclarecimento.




Avatar do usuário
matheustorres
Pleno
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb 30 Mar, 2019 00:18
Última visita: 16-12-22
Out 2019 24 00:28

Re: Modernização Rural

Mensagem não lida por matheustorres »

Olá! Realmente, somos induzidos a marcar a alternativa B como resposta, mas uma análise minuciosa embasada no conteúdo torna o gabarito oficial mais esclarecido. Note que as alternativas C e D estão nitidamente corretas; a B também está correta, visto que fora utilizada tecnologias brasileiras na modernização agrícola nacional, o que diminuiu as importações de "know how" (inovações técnicas vantajosas em relação aos mercados concorrentes) no setor.
Vou anexar uma pequena parte de um texto da Wikipédia que versa sobre a agricultura no Brasil, achei bem completo e contextualizado: "[...] o mercado passou a financiar a agricultura que, assim, viu fortalecida a cadeia do agronegócio, desde a substituição da mão de obra por máquinas (houve uma redução da população rural brasileira, que caiu de vinte e um milhões e setecentas mil, em 1985, para dezessete milhões e novecentas mil pessoas em 1995), passando pela liberação do comércio exterior (diminuição das taxas de importação dos insumos), e outras medidas que forçaram os produtores brasileiros a se adaptarem às práticas de mercado globalizado. O aumento da produtividade, a mecanização (com redução dos custos) e profissionalização marcam esse período."
Além disso, a letra A está incorreta devido ao fato de que a modernização agrícola, conforme o texto da "wiki" acima, promoveu a mecanização e a profissionalização, consequentemente reduziu a exploração da força de trabalho exercida pelo modelo capitalista de forma veemente em épocas remotas. Isso porque a maior conscientização atual dos trabalhadores em relação aos seus direitos, corrobora para a mitigação gradativa, ainda que lenta, desse cenário de exploração e alienação.




Responder

Voltar para “Geografia Física”