Geografia FísicaCerrado

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 03 14:42

Cerrado

Mensagem não lida por zwe »

Na região do Cerrado são registrados casos, como no oeste da Bahia, onde já ocorreu o desaparecimento de mananciais importantes, em mais de duas décadas de exploração agrícola. Conhecido como “floresta invertida” por ter mais matéria orgânica vegetal no subsolo do que na parte superior, o sistema radicular nas áreas de Cerrado é extenso e capaz de reter no mínimo 70% das águas das chuvas.


No âmbito do Cerrado, o texto aborda o funcionamento de um sistema fluvial perene, no qual os canais principais no período

a.
chuvoso abastecem o nível das águas subterrâneas, com a infiltração destas a partir dos canais de drenagem mais permeáveis. O volume das águas subterrâneas poderá diminuir com seu bombeamento intensivo.

b.
chuvoso alimentam o nível freático, podendo desaparecer durante o período seco. Esse nível pode tornar-se profundo com o bombeamento intensivo da água subterrânea para uso agrícola.

c.
seco têm a vazão diminuída à jusante, por causa da recarga da água subterrânea pelo escoamento fluvial. O volume de água dos canais pode diminuir com o rebaixamento do nível freático e afetar as atividades agropecuárias.

d.
chuvoso apresentam infiltração da água a partir de seus leitos. A vazão da água subterrânea pode ser diminuída com a retirada da cobertura vegetal adjacente.

e.
seco têm seus cursos d'água mantidos, em consequência da infiltração das águas nas vertentes no período chuvoso. O volume de água desses canais pode diminuir com o desmatamento.


Alguém poderia me explica o erro de cada uma das alternativas incorretas?!
Resposta

E




Responder

Voltar para “Geografia Física”