Geografia FísicaMassa Polar Atlântica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
matheuszao
Veterano
Mensagens: 316
Registrado em: Sex 15 Jan, 2016 13:26
Última visita: 04-10-21
Jun 2019 17 13:47

Massa Polar Atlântica

Mensagem não lida por matheuszao »

A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causar determinadas doenças como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo. Pessoas sensíveis às partículas em suspensão no ar podem desenvolver tais doenças ao respirar o ar poluído dos grandes centros. Durante todo o ano essas doenças podem acontecer, mas é no inverno que ficam mais acentuadas.
(Adaptado de Jornal do Estado, Curitiba, 01/06/2009.)

Durante o inverno, em Curitiba, é comum a ação da Massa Polar Atlântica, que facilita a ocorrência de problemas respiratórios, pois:

a) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes nas partes altas da cidade.
b) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximo da superfície do solo.
c) reduz a unidade relativa do ar e promove um maior aquecimento da parte central da cidade, se comparado à periferia, o que concentra os poluentes.
d) reduz a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos da superfície do solo.

Se a MPA é fria e úmida, porque ocorre a redução da umidade relativa do ar?




Pãodamontanha
sênior
Mensagens: 30
Registrado em: Qui 10 Mar, 2016 19:51
Última visita: 30-06-20
Contato:
Jun 2019 19 15:27

Re: Massa Polar Atlântica

Mensagem não lida por Pãodamontanha »

O ar frio é pesado. Ele próximo a superfície,forma uma "tampa" que concentra o ar quente e poluentes próximos da superfície,gerando a inversão térmica. O ar quente é leve,mas não sobe. Ele acumula a aridez perto do solo. E como o ar frio está acima,não tem como a umidade captada pela evapotranspiração esfriar,virando nuvem e virando umidade,consequentemente virando chuva. Sem isso,o ar fica seco.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Física”