Geografia FísicaUnB- Zona de Convergência do Atlântico Sul Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Jun 2019 05 20:17

UnB- Zona de Convergência do Atlântico Sul

Mensagem não lida por andrezza »

Tendo como referência a figura precedente, que apresenta três fenômenos atmosféricos comuns na América do Sul durante o verão (de dezembro a março), relacionados à ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul),Julgue:
Sem título.png
Sem título.png (117.05 KiB) Exibido 1658 vezes
1- A ZCAS, extenso fenômeno atmosférico que se forma a partir dos fluxos de umidade sobre o Brasil, como resultado da entrada de frentes frias e da interação de vários fenômenos, como o VCAN e a Alta da Bolívia, pode ser formada várias vezes durante o verão e provocar precipitações em grande parte do território brasileiro.
Resposta

Gabarito provisório: Certo




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Jun 2019 06 22:41

Re: UnB- Zona de Convergência do Atlântico Sul

Mensagem não lida por Planck »

Olá andrezza,

Apesar de Geografia não ser meu ponto forte, vou me esforçar para essa questão. Vamos lá. :lol:

Primeiramente, vamos definir alguns conceitos. Nesse sentido, Zonas de Convergências são sistemas meteorológicos que tem forte influência sobre o tempo e o clima e se caracterizam por ser uma interação entre eventos meteorológicos das latitudes médias e tropicais. Desse modo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é definida como sendo uma faixa de nebulosidade persistente que se estende do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia, está associada a uma zona de convergência na baixa troposfera e é orientada no sentido noroeste-sudeste ficando bem caracterizada no verão. Há alguns fatores predominantes que propiciam a ocorrência da ZCAS, como a confluência entre o ar da alta subtropical do Atlântico sul (ASAS) e o ar de latitudes mais altas (próximas da linha do equador), convergência de umidade e a presença de cavado a leste da Cordilheira dos Andes, propiciando o escoamento de umidade da região amazônica em forma de jato em direção ao Atlântico sul. Além disso, o fluxo do ar quente e úmido em baixos níveis eleva a convergência de umidade. Com isso, podemos afirmar que o item é correto.


Referências:

FARIA, Caroline. "Zona de Convergência". InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/meteorologia ... vergencia/>. Acesso em 6 de Junho de 2019.

PEGORIM, Josélia. "Como a ZCAS se forma?". ClimaTempo. Disponível em: <https://www.climatempo.com.br/noticia/2 ... orma--2964>. Acesso em 6 de Junho de 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Circulação Atmosférica". Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geograf ... ferica.htm.> Acesso em 6 de Junho de 2019.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Física”