Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Geografia FísicaTransposição RIO Franscisco"mal estado do Rio"

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Luu
Elite
Mensagens: 196
Registrado em: 06 Mar 2019, 13:35
Última visita: 07-02-23
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Abr 2019 25 23:14

Transposição RIO Franscisco"mal estado do Rio"

Mensagem não lida por Luu »

Leia a nota abaixo, para responder a questão:
“ Quando a razão se extingue, a loucura é o caminho”. Com esta ideia, o bispo franciscano de Barra-Ba
dom Luiz Cappio, justificava seus dois jejuns, em 2005 e 2007, contra o projeto de transposição, em
defesa do Rio São Francisco. Dizia que o projeto, além de ignorar o mal estado do rio, visava, como
sempre no Nordeste, concentrar água, terra e poder.
Fonte:http://osverdestapes.blogspot.com.br/2012/05
Entre as afirmações abaixo, assinale a que explica, respectivamente, o “mal estado do Rio” e quais biomas
predominam por onde ele passa:
(A) Instalação de grandes indústrias de papel e celulose; os biomas são: mata atlântica e caatinga.
(B) Instalação de grandes indústrias montadoras; os biomas são mata atlântica, caatinga e campo.
(C) Estruturação de fazendas que promovem o assoreamento; os biomas são: mata atlântica, cerrado e caatinga.
(D) Estruturação de fazendas que poluem o rio com agrotóxicos; os biomas são cerrado e caatinga.
(E) Crescimento desordenado das cidades que poluem o rio; os biomas são cerrado e mata dos cocais.
Resposta

C
porque é a letra C ? o q seria concentraçaõ de poder e terra ???

Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Abr 2019 26 12:13

Re: Transposição RIO Franscisco"mal estado do Rio"

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Oi, Lu. A transposição do São Francisco passa por fazendas que envolvem projetos agropecuários de iniciativa particular, especialmente a fruticultura. Daí ser um projeto considerado polêmico pois promove a concentração de poder e terra. Há, inclusive, um gabarito de uma questão do ENEM que diz que "o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas". A ideia é de evitar o êxodo rural e melhorar os índices socioeconômicos dos estados que recebem a transposição. As indústrias de papel de celulose estão concentradas no sul. As indústrias montadoras estão localizadas principalmente no sudeste, não possuem relação com o “mal estado do Rio”. Além disso, os campos são um bioma da região Sul do Brasil. Acredito que o item d) não esteja errado, mas o item c) responde melhor a questão. A mata dos cocais não predomina por onde a transposição passa.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Geografia Física”