Geografia FísicaGeomorfologia - Atividade Vulcânica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
seuguidor1
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Sex 16 Jun, 2017 18:26
Última visita: 08-05-19
Abr 2019 06 16:38

Geomorfologia - Atividade Vulcânica

Mensagem não lida por seuguidor1 »

(UFPE 2005 - Geografia - Questão 27) A atividade vulcânica compreende todos os fenômenos associados com o derrame sobre a superfície terrestre dos materiais magmáticos procedentes do interior da Terra. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que:
A) no Estado de Pernambuco, há evidências de atividades vulcânicas, ocorridas em épocas pretéritas, na Zona da Mata; os solos dessas áreas vulcânicas são, em geral, bons para a agricultura.
B) o vulcanismo é um fenômeno endógeno exclusivo de áreas de colisão de placas litosféricas, em face da ação das correntes de convecção do manto.
C) além da erupção de gases aquecidos e lavas fundidas, procedem dos vulcões vastas quantidades de materiais fragmentados que são produzidos pela expansão de gases.
D) o magma, ao se solidificar nas fissuras rochosas preexistentes, origina diques mais ou menos espessos.
E) as erupções variam muito de caráter, de acordo com a pressão e a quantidade de gás e a natureza da lava posta em liberdade.

Resposta: Letra C

A letra B diz que o vulcanismo é um fenômeno exclusivo de áreas de colisão de placas. Mas a letra A diz que no Pernambuco há evidências de atividades vulcânicas. Como isso pode ser possível se o Brasil é uma área que está relativamente no centro de uma placa tectônica?




Avatar do usuário
ALANSILVA
2 - Nerd
Mensagens: 1381
Registrado em: Sex 26 Jul, 2013 22:59
Última visita: 15-03-23
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Abr 2019 06 20:27

Re: Geomorfologia - Atividade Vulcânica

Mensagem não lida por ALANSILVA »

Veja aqui



No meio da dificuldade se encontra a oportunidade (Albert Einstein)

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 06 22:50

Re: Geomorfologia - Atividade Vulcânica

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá. Acredito que o seu gabarito esteja errado, já que o item c) descreve mais ou menos o que acontece quando o magma é expelido para a atmosfera. A atividade vulcânica presente em Pernambuco é antiga (épocas pretéritas), apesar de hoje o Brasil estar em uma área de relativa estabilização, nem sempre foi assim. O item incorreto, acredito eu, é o b), pois o vulcanismo não é exclusivo de áreas de colisão. As erupções podem ocorrer basicamente em três tipos de ambiente:

- dorsais oceânicas (Islândia), onde as placas se afastam

- nas zonas de subdução (Japão), onde as placas estão em colisão

- no interior das placas (Havaí), onde o vulcão surge por perfurações na litosfera

Sobre os itens d) e e), não há muito o que comentar, ambos estão corretos.

Última edição: MateusQqMD (Sáb 06 Abr, 2019 23:20). Total de 1 vez.
Razão: concertar redundância


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder

Voltar para “Geografia Física”