Geografia FísicaFamema 2018- Energia solar no Brasil Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Nov 2018 30 21:26

Famema 2018- Energia solar no Brasil

Mensagem não lida por Liliana »

famema11.jpg
famema11.jpg (33.13 KiB) Exibido 2734 vezes
O Atlas Brasileiro de Energia Solar recomenda investimentos em novas plantas de geração de energia solar no sudoeste de Minas Gerais, no noroeste de São Paulo e no norte do Paraná, embora elevados níveis de irradiação sejam encontrados no Nordeste do país. Essa aparente contradição é refutada por haver

(A) baixa demanda por energia elétrica nas regiões que contemplam a parcela meridional do país.

(B) menor segurança energética nas áreas em que se concentra a produção industrial brasileira.

(C) maior facilidade de conexão com a rede de transmissão de energia nas regiões recomendadas.

(D) grande oferta de energia não renovável na região Nordeste, o que elimina a concorrência de outras fontes.

(E) elevada nebulosidade sobre a região Nordeste capaz de provocar instabilidades na transmissão de energia.
Resposta

C


Qual o erro da B?
Obrigada :mrgreen:




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Dez 2018 01 00:07

Re: Famema 2018- Energia solar no Brasil

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Eu acredito que o item B esteja correto, mas ele não justifica o pedido do enunciado. Se analisarmos o mapa fornecido e as regiões trabalhadas no texto (sudoeste de Minas Gerais, no noroeste de São Paulo e no norte do Paraná) vemos que não são áreas de concentração industrial, mas sim áreas que se enquadram no cinturão solar (o que garante a segurança energética, certo?)

O que acha?



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Física”