Geografia FísicaLogística da Soja Tópico resolvido

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Liliana
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Nov 2018 02 10:04

Logística da Soja

Mensagem não lida por Liliana »

Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo, seus derivados e a soja, que por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, tem seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.
FLEURY, P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ, 2005 (adaptado).


No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto e o modal logístico mais adequado para levar a soja para os portos, seriam a

A isenção de impostos de transportes e o modal ferroviário;

B contratação de trabalhadores portuários e o modal fluvial;

C intensificação do policiamento das rodovias e o modal marítimo;

D construção de portos e o modal ferroviário;

E diversificação dos parceiros comerciais e o modal rodoviário.


Resposta

Gab D

Por que não poderia usar mais o modal fluvial para diminuir os custos???
O Brasil tem vários rios que seriam bons para a navegação e, em contrapartida, poucas linhas férreas...




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MateusQqMD
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Re: Logística da Soja

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Existe uma questão muito parecida com essa no enem de 2017, se é que não é a mesma.

A justificava é que o modal ferroviário garante o aumento da quantidade de mercadoria transportada em simultaneidade com a diminuição do tempo/custo em relação aos modais fluvial/rodoviário. Vale salientar, ainda, que o modal fluvial é dependente da existência de rios, e nem em todas as áreas produtoras há rios capazes de escoar a produção para os portos, o que torna incoerente a alternativa B.

"poucas linhas férreas..."

A ideia do item não é discutir isso. Mas sim saber qual é o mais adequado, e este é o modal ferroviário, pelos motivos já citados (custo, quantidade e velocidade)

Além disso, a alternativa apresenta também a contratação de trabalhadores portuários, sendo que essa não é uma das causas da existência de filas de navios, caminhões e trens, mas sim a limitação da infraestrutura existente. Mesmo que houvesse mais trabalhadores, eles seriam inúteis, pois "não há como eles serem utilizados", entende?

Acredito que seja isso

Última edição: MateusQqMD (Sex 02 Nov, 2018 14:30). Total de 4 vezes.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

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